Novartis

compr. de 4,5 mg: emb. c/ 14. sol. oral 4,5 mg/1 medida de 1,5 ml: emb. c/ 15 ml. sol. oral 1 mg/ml: emb. c/ 30 ml. Ampola de 0,3 mg/ml: emb. c/ 50 amp. de 1 ml. cáps. de 1 mg: emb. c/ 36

Sinais e sintomas de deterioração mental especialmente aqueles relacionados ao envelhecimento: tontura, cefaléia, pouca concentração, desorientação, comprometimento da memória, falta de iniciativa, depressão do humor, insociabilidade, dificuldades c/ as atividades diárias e cuidados pessoais. Doença vascular cerebral aguda. Distúrbios vasculares periféricos. Sintomas subjetivos associados a hipertensão arterial.

Hipersensibilidade reconhecida ao medicamento ou a qualquer outro componente da formulação.

Obstrução nasal, náusea transitória e distúrbios gástricos podem ocasionalmente ocorrer, mas são normalmente evitados pela administração do medicamento c/ alimentos. Na maioria dos casos, os efeitos colaterais desaparecem sem que se tomem medidas específicas.

Via Oral: 3 a 6 cápsulas ou 3 a 6 ml da solução oral de 1 mg/ml, divididas em 3 doses diárias, preferencialmente antes das refeições, ou em dose única diária. No esquema posológico de administração diária única, recomenda-se 1 comp. de 4,5 mg ou 1 medida da apresentação solução gotas de 4,5 mg. Nos pacientes c/ deterioração mental, o alívio dos sintomas é normalmente gradual, manifestando-se após 3 a 4 semanas. Nestes casos, recomenda-se uma terapia prolongada (3 meses ou mais) e o tratamento pode ser repetido conforme for necessário. Via parenteral: - Em distúrbios cerebrovasculares agudos (especialmente quando associados a hipertensão) utiliza-se a via parenteral em associação à oral. Indica-se 0,3 mg (1 ml) por infusão gota a gota ou injeção endovenosa lenta (em 20 ml de solução glicosada a 5% ou salina) uma ou duas vezes ao dia. Podem-se utilizar como alternativas as vias subcutânea ou intramuscular, administrando-se 0,3 mg (1 ml) uma ou mais vezes ao dia. • Em casos graves de moléstias vasculares periféricas, também deve-se associar ao tratamento oral 0,3 a 0,6 mg (1 a 2 ml), por via intramuscular ou subcutânea, uma ou duas vezes ao dia. Quando necessário, pode-se administrar por via intra-arterial (0,3 a 0,6 mg ou 1 a 2 ml) preferencialmente diluido em 10 a 20 ml de solução salina.

Os estudos em animais demostram que Hydergine modifica a neurotransmissão cerebral, havendo evidência de um efeito estimulante sobre os receptores de dopamina e serotonina e de um efeito bloqueador ao nível dos a-receptores. Melhora a função metabólica cerebral comprometida, um efeito que se reflete em alterações na atividade elétrica do cérebro, especialmente no padrão de potências ao eletroencefalograma. Este efeito benéfico sobre o EEG foi confirmado em estudos experimentais no homem. Também foi observado que Hydergine encurta o tempo de circulação cerebral. Ensaios clínicos controlados mostraram que Hydergine é eficaz na melhora de muitos dos sintomas de deterioração mental, especialmente sintomas relacionados à idade nas áreas de cuidado pessoal, comportamento social, estado emocional e desempenho mental. Considera-se que seu efeito benéfico em distúrbios vasculares periféricos e em sintomas subjetivos associados a hipertensão arterial, seja devido a seu efeito dilatador sobre os esfíncteres pré-capilares e sua atividade a-bloqueadora.