Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Libbs

Apresentação

cart. c/ 2 e 4 comp. c/ 40 mg de mesilato de fentolamina

Indicações

Herivyl é indicado para o tratamento da disfunção erétil inespecífica.

Contra-indicações

Infarto do miocárdio, insuficiência coronária, angina, hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Podem ocorrer taquicardia e arritmias com o uso de bloqueadores alfa-adrenérgicos.

Interações medicamentosas

O uso concorrente de fentolamina com diazóxido, antagoniza a inibição de liberação de insulina. Com guanetidina pode ocorrer hipotensão ortostática ou bradicardia. Com dopamina antagoniza a vasoconstrição periférica que a mesma produz. Com efedrina reduz seu efeito pressor. A fentolamina pode bloquear o efeito alfa-adrenérgico da epinefrina, podendo causar hipotensão severa e taquicardia.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Episódios hipotensivos agudos, arritmias cardíacas, rubor facial. Podem ocorrer também: diarréia, náusea ou vômitos e hipotensão ortostática.

Posologia

Um comp. cerca de 15 a 30 minutos antes do ato sexual. O comp. deve ser tomado uma hora antes ou duas horas após as refeições. A dose máxima diária é de 40 mg.

Superdosagem

Os sinais de superdosagem são principalmente distúrbios cardiovasculares como arritmias, taquicardia, hipotensão e também choque. Podem ocorrer também excitação, sudorese, distúrbios visuais, náuseas, vômitos, diarréia. A dose letal oral para camundongos é de 1000 mg/kg. Não há antídoto específico. Caso ocorra choque deve-se utilizar as medidas usuais de suporte e, se necessário, a administração controlada de norepinefrina. A epinefrina não deverá ser utilizada face a possibilidade de uma hipotensão paradoxal.

Informações

Herivyl, mesilato de fentolamina, é um alfabloqueador adrenérgico de ação de curta duração. É um vasodilatador, agindo sobre os músculos vasculares lisos, exibindo também um efeito inotrópico positivo sobre o músculo cardíaco. A fentolamina tem uma meia-vida curta (cerca de 19 min), e cerca de 13% da dose administrada é excretada sem mudanças pela urina. Deve-se avaliar o risco/benefício cuidadosamente antes de se utilizar a fentolamina em pacientes c/ angina, infarto do miocárdio ou insuficiência coronária. No tratamento da disfunção erétil, a fentolamina age dilatando as artérias penianas e relaxando a musculatura lisa cavernosa, o que aumenta o fluxo de sangue no corpo cavernoso e causa a ereção. O mecanismo descrito depende de haver, primeiramente, o desejo sexual. A fentolamina é um agente bloqueador dos receptores alfa-adrenérgicos pós-sinápticos, que existem distribuídos no organismo e também nos músculos trabeculares que são constritores das artérias penianas. O bloqueio destes receptores produz vasodilatação c/ o conseqüente aumento de fluxo sangüíneo nos corpos cavernosos facilitando a ereção.

nos músculos trabeculares que são constritores das artérias penianas. O bloqueio destes receptores produz vasodilatação c/ o conseqüente aumento de fluxo sangüíneo nos corpos cavernosos facilitando a ereção.