As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
Flora MedicinalApresentação
fr. c/ 80 ml de sol.Indicações
Haguniada é indicada nas seguintes condições clínicas:
-Dismenorréia: Como antiespasmódico e analgésico.
-Tensão pré-menstrual: Como regulador das regras, sedativo leve e diurético no manejo de irritabilidade e edema associados à TPM (baseado em informações etnofarmacológicas).
-Leucorréia crônica inespecífica: como antiinflamatório (baseado em informações etnofarmacológicas e nas observações clínicas de Ovarioflora).Contra-indicações
Haguniada é contra indicada nas seguintes condições:
-Hipersensibilidade aos componentes do produto.
-Gestação e aleitamento materno: Não existe ainda informação suficiente sobre a segurança nestas situações.
-Insuficiência hepática e hepatopatias graves e crônicas: As cumarinas de Dorstenia multiformes inibem a atividade da vitamina K sintetizada pelo fígado e essencial para a coagulação sangüínea. Em hepatopatas os níveis de vitamina K são mais baixos, causando sensibilidade às cumarinas. Além disto, Haguniada apresenta álcool em sua formulação.
-Estados de hipocoagulação sangüínea e trombocitopenia: As cumarinas de Dorstenia multiformes podem agravar a hipocoagulação sangüínea, causando sangramentos.
-Alcoólicos e ex-alcoólicos: não devem fazer uso devido à presença de álcool em sua formulação.
-Crianças abaixo de 12 anos não devem fazer uso devido à presença de álcool em sua formulação.Advertências
Seguir a posologia recomendada.
Em caso de hipersensibilidade, descontinue o uso.
Evitar o uso por mais de 30 dias seguidos, sem intervalo de 5 dias, pois pode afetar a coagulação, aumentando o tempo de protrombina.
Uso em idosos:
Não existem recomendações específicas para o emprego em pacientes idosos (maiores que 65 anos).
Uso pediátrico:
Haguniada não é indicada ao uso pediátrico.
MEDICAMENTO EM ESTUDO PARA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA DA TOXICIDADE E DAS INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
O USO DESTE PRODUTO ESTÁ BASEADO EM INFORMAÇÕES TRADICIONAISUso na gravidez
Não deve ser usado na gravidez e amamentação, pois não existe ainda informações suficientes sobre a segurança dos componentes nestas situações.Interações medicamentosas
Haguniada pode potencializar os efeitos de medicamentos anticoagulantes, não devendo ser administrada em conjunto com tais drogas.Reações adversas / Efeitos colaterais
O uso de cumarinas de fraca atividade como as existentes nos componentes pode ocasionar alterações no tempo de protombina com o uso crônico. Tais alterações só costumam ocorrer após 60 a 90 dias, contudo deve-se observar a recomendação de não utilizar Haguniada por mais de 30 dias seguidos sem interrupção de 5 dias.
Em pessoas sensíveis, Haguniada pode acarretar aumento do número de evacuações ou mesmo diarréia pastosa. Nestes casos a dose pode ser reajustada (reduzida) conforme a sensibilidade do paciente.
Eventualmente a administração pode aumentar o fluxo menstrual. Este problema pode ser contornado com uma pequena redução da dosagem.Posologia
Via oral
ADULTOS:
Haguniada deverá ser administrada na dose de 5 ml 3 vezes ao dia ou de 8 em 8 horas. Para mascarar o sabor acentuado recomenda-se diluir os 5 ml em meio copo de água.Superdosagem
Até a presente data, não foram comunicado casos de intoxicação por superdosagem. Entretanto, se tal vier a ocorrer, deverá ser procedido o esvaziamento gástrico, com tratamento sintomático. As resinas de Plumeria lancifolia são muito irritantes para mucosa digestiva em doses tóxicas. Portanto é recomendada a administração de bloqueadores dos receptores H2 da histamina como a cimetidina, e a administração de óleo mineral e carvão ativado para reduzir a lesão nas mucosas.
Outras medidas de suporte recomendada são dieta zero, hidratação venosa e sonda nasogástrica em sifonagem. Se houver superdosagem crônica deve ser feito um coagulograma e administrar vitamina K em caso de coagulopatia.Informações
O gênero Plumeria possui a seguinte constituição fitoquímica: Iridóides, alcalóides (agoniadina), fulvoplumerina, resinas, açúcares, óleos essenciais (farnessol, citronerol), ácido plumérico e plumerídeo.
O gênero Dorstenia, possui a seguinte composição fitoquímica: Cumarinas, terpenos, óleos essenciais, dorstenina, ácido dorstênico e ácidos graxos.
Informações tradicionais:
A Agoniada (Plumeria lancifolia) é uma planta medicinal com os seguintes usos etnofarmacológicos identificados:
Emenagoga, antiespasmódica, reguladora dos ciclos menstruais, febrífuga, resolutiva e desengurgitante para adenites e gânglios supurados, laxativa, purgativa e sedativa.
O Carapiá (Dorstenia multiformes) é uma planta medicinal com os seguintes usos etnofarmacológicos identificados: Eupéptica, tônica digestiva, antiespasmódica, emenagoga, febrífuga, antidiarréica, diurética e para consolidação de fraturas.
Modo de Ação:
Os constituintes possuem as seguintes ações farmacológicas:
A Agoniada (Plumeria lancifolia) possui ação antiinflamatória e antiespasmódica sobre o útero demonstradas em laboratório, justificando sua indicação nas dismenorréia. Seus extratos apresentam igualmente atividade espasmolítica sobre musculatura lisa de intestino de cobaias. Estudos realizados mostraram que o extrato bruto da planta tem ação protetora da mucosa gástrica induzida por álcool.
O Carapiá (Dorstenia multiformes) é rico em cumarinas, que atuam como anticoagulantes de ação leve. As cumarinas podem reduzir a tendência à formação de coágulos menstruais, que se formam dentro do útero e geram os espasmos associados às dismenorréias. Os óleos essenciais de Dorstenia sp têm ação analgésica, antiespasmódica e antiinflamatória justificando sua indicação em dismenorréia sintomas digestivos. cobaias. Estudos realizados mostraram que o extrato bruto da planta tem ação protetora da mucosa gástrica induzida por álcool.
O Carapiá (Dorstenia multiformes) é rico em cumarinas, que atuam como anticoagulantes de ação leve. As cumarinas podem reduzir a tendência à formação de coágulos menstruais, que se formam dentro do útero e geram os espasmos associados às dismenorréias. Os óleos essenciais de Dorstenia sp têm ação analgésica, antiespasmódica e antiinflamatória justificando sua indicação em dismenorréia sintomas digestivos.