Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Herbarium

Apresentação

Frasco com 120ml.

Indicações

Expectorante e broncodilatador

Contra-indicações

Gravidez, lactação e crianças menores de 2 anos.

Advertências

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico. Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Pacientes com problemas hepáticos podem apresentar toxicidade com o uso prolongado. Recomenda-se maior critério na administração de guaco em pacientes com quadros respiratórios crônicos não diagnosticados, devendo-se afastar a hipótese de tuberculose e câncer. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.

Uso na gravidez

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este fitoterápico apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas

O guaco não deve ser empregado simultaneamente com anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar seus efeitos e antagonizar o da vitamina k. As saponinas presentes no guaco aumentam a absorção do lapachol, princípio ativo presente na Tabebuia avellanedae (ipê-roxo).

Reações adversas / Efeitos colaterais

Hipertensão. Eventualmente, pessoas hipersensíveis aos componentes do guaco podem apresentar um agravamento da dispnéia e da tosse.

Posologia

Adultos: Ingerir 5ml, o equivalente a 1/2 copo dosador, 3 (três) vezes ao dia. Crianças acima de 5 anos: Ingerir 2,5ml, 3 (três) vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: Ingerir 2,5ml, 2 (duas) vezes ao dia. Em casos de afecções respiratórias agudas, recomenda- se o uso por 7 dias e, em casos crônicos, por 2 semanas.

Superdosagem

O uso prolongado de altas doses de extratos de guaco pode ocasionar taquicardia, vômito e quadros diarréicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia. Em caso de superdosagem, recomenda-se suspender o uso e procurar orientação médica

Informações

USO ADULTO e crianças acima de 2 anos. Cada ml contém: Extrato concentrado de Mikania glomerata Sprengel, Asteraceae (Guaco)... 81,5mg Veículos (Água deionizada, sorbitol 70%, propilenoglicol, carboximetilcelulose sódica, sacarina, aroma de eucalipto, metilparabeno, edetato dissódico e propilparabeno).... q.s.p. 1ml O edulito está padronizado em 30% de cumarinas. Cada ml contém 0,3mg de cumarinas. Guaco Edulito HERBARIUM é constituído pelo extrato concentrato de guaco (Mikania glomerata) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.

, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.