Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Kleyhertz

Apresentação

Glyteol XPE xarope sabor morango: frascos vidro âmbar contendo 100 ml de xarope. Glyteol XPE xarope: frascos vidro âmbar contendo 100 ou 150 ml de xarope.

Indicações

Glyteol XPE xarope é indicado como expectorante

Contra-indicações

Hipersensibilidade à guaifenesina ou a qualquer outro componente do produto.

Advertências

Não é indicado em caso de tosse crônica como a causada por asma, fumo, bronquite crônica ou enfisema, ou se a tosse vier acompanhada de muco excessivo, a menos que indicado por um médico. Não é aconselhado o uso por mais de 5 dias. O médico deve ser consultado se a tosse persistir por mais de 5 dias, tender a reincidir, vier acompanhada de febre, erupções cutâneas, dor de garganta ou dor de cabeça persistente; em caso de gravidez ou lactação. É importante que o paciente ingira bastante quantidade de líquidos durante o tratamento para facilitar a expectoração. Não deve ser administrado em crianças com menos de 6 anos de idade, a menos que indicado pelo médico. Glyteol XPE xarope contém álcool.

Uso na gravidez

A utilização deste medicamento durante a gravidez e a lactação exigem avaliação Risco x Benefício. Não há estudos adequados em mulheres. O benefício potencial do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez. Risco na gravidez (FDA): categoria C.

Interações medicamentosas

guaifenesina pode interferir nas análises do ácido 5-hidroxiindolacético e ácido vanililmandélico. A determinação da concentração urinária do ácido 5-hidroxiindolacético com o reagente nitrosonaftol causa interferência devido a cor da guaifenesina; os metabólitos do expectorante podem interferir na determinação colorimétrica do ácido vanililmandélico urinário; a agregação plaquetária permanece diminuída temporariamente sem alterar o tempo de sangramento.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Pouco freqüentes ou raras: Náuseas, vômitos, diarréia, erupção cutânea, dor de estômago, dor de cabeça, sonolência e vertigem.

Posologia

Adultos e crianças maiores de 12 anos: 15 ml a cada 4 horas. Crianças de 6 a 12 anos: 10 ml a cada 4 horas. Crianças abaixo de 6 anos: somente em caso de recomendação médica. Não exceder 6 doses ao dia. Em caso de esquecimento de uma dose, tomar tão logo possível a menos que esteja perto da próxima dose. Não tomar dose dupla.

Superdosagem

Em caso de superdosagem acidental, considerar as medidas padrões de atendimento.

Informações

guaifenesina é um expectorante, indicado para o alívio sintomático de condições respiratórias, pois facilita a eliminação do muco, ao reduzir sua viscosidade, modificando a tosse improdutiva e seca na tosse produtiva e menos freqüente. Trata-se de um expectorante cuja ação aumenta a produção e reduz a adesão e a tensão superficial do muco no trato respiratório. O aumento do fluxo ou a diminuição da viscosidade promove uma ação ciliar e facilita a remoção do muco. A guaifenesina é totalmente absorvida no trato gastrintestinal, é metabolizada e excretada na urina. Para auxiliar a fluidificação e a expulsão do muco pulmonar, o paciente deve ingerir água após cada dose. A duração do tratamento deve ser a menor possível.

testinal, é metabolizada e excretada na urina. Para auxiliar a fluidificação e a expulsão do muco pulmonar, o paciente deve ingerir água após cada dose. A duração do tratamento deve ser a menor possível.