Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Pfizer

Apresentação

Geodon 30 mg IM, pó para sol. intramuscular, em emb. c/ 1 fr.-ampola acompanhado de 1 ampola c/ diluente.

Indicações

Geodon im (mesilato de ziprasidona) é indicado no controle rápido da agitação em pacientes psicóticos. Em dois estudos clínicos abertos, de uma semana, ativo-controlados, Geodon im foi administrado por até 3 dias em pacientes que, subseqüentemente, continuaram o tratamento com Geodon oral. A manutenção da eficácia, segurança e tolerabilidade foram demonstradas na transição da administração de Geodon intramuscular para a via oral. Foi observada uma redução no comportamento agitado, relacionada à dose, com início de uma melhora significante observada aos 15 minutos e de 1 hora após a injeção até o endpoint (2 horas), com a dose de 10 mg, e de 30 minutos após a injeção até o endpoint (4 horas), com a dose de 20 mg.

Contra-indicações

Geodon im (mesilato de ziprasidona) é contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade à ziprasidona ou a qualquer componente da fórmula. Geodon im também é contra-indicado a pacientes com conhecido prolongamento do intervalo QT, incluindo síndrome congênita do QT longo. É contra-indicado também a pacientes com infarto do miocárdio recente, insuficiência cardíaca descompensada ou arritmias cardíacas que necessitem de tratamentos com fármacos antiarrítmicos das classes IA e III (vide Advertências e Precauções-).

Reações adversas / Efeitos colaterais

Em estudos clínicos controlados os eventos adversos relacionados ao tratamento, associados à utilização (n=286) ocorrendo com uma freqüência ³ 1% estão identificados abaixo: Geral: astenia (1,1%), dor de cabeça (1,8%), dor no local da injeção (5,2%). Cardiovascular: hipertensão (1,4%), hipotensão postural (1,1%). Sistema Nervoso: acatisia (1,1%), tontura (3,5%), sonolência (6,6%), insônia. Digestivo: diarréia (1,1%), náusea, (4,2%), vômito. Em estudos clínicos controlados com haloperidol, os eventos adversos associados ao uso de Geodon im estão identificados na tabela abaixo: Eventos adversos emergentes e relacionados ao tratamento com uma incidência ³ 3% para Geodon im em estudos clínicos, pré-comercialização, controlados com haloperidol. Eventos Adversos Ziprasidona (n=296) % Haloperidol (n=142) % Tontura 11,5 0,0 Náusea 9,5 1,4 Dor no local da injeção 6,8 0,7 Acatisia 5,7 14,1 Sonolência 5,4 5,6 Vômito 5,1 0,7 Insônia 4,4 2,8 Dor de cabeça 3,7 3,5 Taquicardia 3,7 3,5 Hipertensão 3,7 0,0 Distonia 3,0 8,5 As seguintes reações adversas foram reportadas durante a experiência pós-comercialização: Cardiovascular: hipotensão postural.. Gastrintestinal: vômito. Ritmo cardíaco: taquicardia. Psiquiátrico: insônia. Pele e anexos: rash.

Posologia

Geodon im (mesilato de ziprasidona) é indicado apenas para uso intramuscular. Uso em Adultos A dose recomendada é de 10 mg a 20 mg, administrada conforme a necessidade, até a dose máxima de 40 mg/dia. As doses de 10 mg podem ser administradas a cada 2 horas e as doses de 20 mg podem ser administradas a cada 4 horas até uma dose máxima de 40 mg/dia. A administração intramuscular da ziprasidona por mais de 3 dias consecutivos não foi estudada. Se houver indicação para tratamento prolongado, a administração intramuscular deve ser substituída, assim que clinicamente apropriado, por administração via oral de Geodon (cloridrato de ziprasidona) cápsulas. Uso em Crianças A segurança e eficácia em indivíduos menores de 18 anos não foram estabelecidas. Uso em Idosos A segurança e eficácia em pacientes idosos (65 anos ou mais) não foram estabelecidas. Uso na Insuficiência Renal Uma vez que o excipiente ciclodextrina presente na formulação é excretado exclusivamente pelos rins, deve-se ter cautela ao administrar Geodon im em pacientes com a função renal comprometida (vide Propriedades Farmacocinéticas-). Uso na Insuficiência Hepática Em pacientes com insuficiência hepática de grau leve a moderado, doses menores devem ser consideradas. Uma vez que não há experiência clínica em pacientes com insuficiência hepática grave, Geodon im deve ser utilizado com cautela neste grupo de pacientes (vide Propriedades Farmcocinéticas-). Uso em fumantes Não é necessário ajuste de dose em pacientes fumantes.

Informações

A ziprasidona possui uma alta afinidade pelos receptores de dopamina tipo 2 (D2) e afinidade substancialmente maior pelos receptores de serotonina tipo 2A (5HT2A). A ziprasidona também interage com os receptores de serotonina 5HT2C, 5HT1D e 5HT1A, sendo que a afinidade por esses receptores é igual ou maior à sua afinidade pelo receptor D2. A ziprasidona possui afinidade moderada pelos transportadores neuronais de serotonina e de norepinefrina e apresenta afinidade moderada pelos receptores histamínicos H1 e receptores alfa1. O antagonismo a esses receptores foi associado com sonolência e hipotensão ortostática, respectivamente. A ziprasidona apresenta afinidade desprezível pelos receptores muscarínicos M1 . O antagonismo a esse receptor foi associado com danos de memória.

tores foi associado com sonolência e hipotensão ortostática, respectivamente. A ziprasidona apresenta afinidade desprezível pelos receptores muscarínicos M1 . O antagonismo a esse receptor foi associado com danos de memória.