Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Allergan

Apresentação

Colírio: frasco plástico conta- gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml. Pomada oftálmica: bisnaga contendo 3,5 g.

Indicações

Na fase aguda das afecções alérgicas ou inflamatórias do segmento anterior do olho, contaminadas ou produzidas por germes sensíveis à gentamicina, tais como, blefaroconjuntivite por estafilococos, conjuntivite flictenular, conjuntivites alérgicas, esclerite, episclerite e dacriocistite. Lesões penetrantes e não penetrantes envolvendo o segmento anterior do globo ocular, causadas por corpos estranhos, radiações, outros agentes físico- químicos e no pós-operatório.

Contra-indicações

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Infecções por Herpes simples, vaccínia, varicela e outras doenças virais da córnea e conjuntiva. Afecções micóticas. Tuberculose ocular. Glaucoma. Doenças com adelgaçamento da córnea e esclera.

Advertências

Em tratamentos prolongados é aconselhável o controle da pressão intra- ocular e exame biomicroscópico da córnea e do cristalino. O produto pode mascarar infecções por germes não sensíveis à gentamicina. Usar com precaução durante a gravidez e no período de amamentação.

Uso na gravidez

Usar com precaução durante a gravidez e no período de amamentação.

Reações adversas / Efeitos colaterais

O uso prolongado pode resultar em opacificação do cristalino (catarata) e aumento da pressão intra- ocular em pacientes sensíveis. Infecções secundárias por microorganismos resistentes à gentamicina. Neste caso, ou na ocorrência de irritação ou sensibilidade ao produto, o tratamento deverá ser interrompido e estabelecida a terapia adequada.

Posologia

Colírio: instilar 1 ou 2 gotas no saco conjuntival, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. Pomada oftálmica: aplicar uma pequena quantidade da pomada no saco conjuntival inferior, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. A posologia deverá ser ajustada de acordo com a gravidade do caso, a critério do médico assistente. Nas afecções graves, a freqüência poderá ser aumentada, se necessário, para até uma aplicação de hora em hora. Em tratamentos prolongados, recomenda- se reduzir gradativamente a dosagem, conforme orientação médica. Para maior comodidade, pode-se utilizar colírio durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se.

comenda- se reduzir gradativamente a dosagem, conforme orientação médica. Para maior comodidade, pode-se utilizar colírio durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se.