As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
MarjanApresentação
sol. inj. cx. c/ 3 amp. c/ 10 ou 20 mlIndicações
Frutoplex é um suplemento energético, revitalizante e vitamínico para casos de hipovitaminoses, convalescenças e esgotamentos físicos e mentais;
-Frutoplex está indicado nos pós operatórios de cirurgias de grande porte e nas doenças consuptivas como alternativa de fornecimento calórico ao paciente;
-Pacientes idosos, incapazes de deglutir e obrigados à dietas por sondas, se beneficiam com aplicações periódicas.Contra-indicações
Frutoplex não deve ser administrado à pacientes com antecedentes alérgicos aos seus componentes.Advertências
Frutoplex é para uso exclusivamente endovenoso, os cuidados na esterilização do material usado para infusão é essencial para evitar complicações com seu uso. A administração deve ser lenta e ao menor sinal de dor no local da aplicação verificar se a agulha não saiu do vaso sanguíneo.
O uso em pacientes predispostos a cálculos renais deverá ser avaliado.Uso na gravidez
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.Interações medicamentosas
A vitamina B6 reduz o efeito terapêutico da levadopa isolada. Nos diabéticos a vitamina C pode modificar a glicemia e falsear a dosagem de açúcar na urina.Reações adversas / Efeitos colaterais
O uso da frutose por períodos muito prolongados pode ter um efeito lipogênico mais acentuado do que com a glicose. Entretanto a frutose não eleva a glicemia, o que pode ser uma vantagem para pacientes diabéticos.
Pode causar aumento dos níveis sanguíneos de triglicérides.Posologia
A administração deve ser feita de acordo com a necessidade energético-calórica do paciente. Em geral 1 à 2 ampolas diárias são suficientes para se obter o resultado esperado.
Em balanços calóricos deve ser computado que a frutose fornece 9 calorias por grama, podendo de acordo com a apresentação fornecer 27 à 54 calorias por ampola.
Em pacientes sob venoclise, Frutoplex pode ser adicionado no frasco do soro, para administração endovenosa gota à gota.Superdosagem
Em caso de superdosagem, o tratamento deve ser sintomático.Características farmacológicas
FRUTOSE: é um monossacarídeo que não necessita de insulina para penetrar no meio intracelular. No interior da célula ela é transformada em frutose-6-fosfato,podendo então ser armazenada no fígado sob a forma de glicogênio ou liberar ATP para as células através da via glicolítica. Com isto, a injeção de frutose aumenta a reserva hepática de glicogênio em mais de duas vezes quando comparados com a administração de doses equivalentes de glicose.
A frutose fornece maior rendimento energético na unidade de tempo porque não necessita de insulina para alcançar o meio intracelular, isto porque a sua entrada na via glicolítica se dá numa etapa posterior à glicose.
A frutose pode ser utilizada em diabéticos uma vez que não eleva a glicemia e só é transformada em glicose no interior das células.
ÁCIDO ASCÓRBICO - RIBOFLAVINA - PIRIDOXINA - NICOTINAMIDA: na via glicolítica, os hidrogênios liberados no metabolismo dos carbohidratos tem como aceptores algumas vitaminas, particularmente a Piridoxina, Riboflavina e a Nicotinamida. A atividade destas vitaminas a nível das mitocôndrias é essencial para a formação de ATP.
O ácido ascórbico atua na respiração celular e no metabolismo dos ácidos aminados.
A riboflavina tem importância nos processos regenerativos das mucosas prevenindo estomatites e auxiliando a sua terapêutica.
A piridoxina tem participação ativa no metabolismo proteico e nos processos de mielinização das fibras nervosas.
A nicotinamida é eficaz no tratamento das polineuropatias, nos distúrbios de memória e nas confusões mentais originadas por sua deficiência.Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco
Não há recomendações especiais desde que obedecidas as precauções e contra-indicações comuns ao produto.Armazenagem
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.Informações
Ação esperada do medicamento
Suprir as necessidades aumentadas de vitaminas e como alternativa de fornecimento calórico ao paciente.
Cuidados de armazenamento
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
ATENÇÃO: as ampolas quando abertas devem ser aplicadas imediatamente, não podendo ser armazenadas nem mesmo em refrigerador.
Prazo de validade
24 meses após data de fabricação.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados na administração
Frutoplex é usado exclusivamente por via endovenosa, devendo ser administrada por pessoa habilitada e sempre sob prescrição médica. A administração deve ser feita de forma lenta e pausada.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Reações adversas
Frutoplex quando administrado corretamente é um produto seguro e os efeitos colaterais estão relacionados a eventuais reações de hipersensibilidade aos seus componentes.
Informe ao seu médico quando ocorrer qualquer reação desagradável com o produto.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Uso concomitante com outras substâncias
A vitamina B6 reduz o efeito terapêutico da levadopa isolada. Nos diabéticos a vitamina C pode modificar a glicemia e falsear a dosagem de açúcar na urina.
Contra-indicações e precauções
Frutoplex está contra-indicado em pacientes que apresentaram qualquer reação às substâncias que compõem sua fórmula. Por ser de uso endovenoso, no caso de hipersensibilidade, pode ocorrer choque anafilático.
O uso em pacientes predispostos a cálculos renais deverá ser avaliado.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.e anafilático.
O uso em pacientes predispostos a cálculos renais deverá ser avaliado.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.