Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanval

Apresentação

cx. c/ 40 comprimido de 5 mg

Indicações

O ácido fólico está indicado no tratamento e na prevenção das anemias devido à deficiência do ácido fólico no organismo. As necessidades de ácido fólico podem aumentar e ou, o aporte suplementário pode ser necessário nas seguintes situações: anemia hemolítica, anemia megaloblástica causada por deficiência de ácido fólico, hemodiálise crônica, lactentes, prematuros e recém nascidos de baixo peso, na adolescência, gestantes, diarréias crônicas, diarréias agudas prolongadas, doença de Cohn, doença celíaca, retocolite ulcerativa, doenças infecciosas, sindromes de má absorção associada a enfermidades do trato hepatobiliar, enfermidades do intestino delgado , estresse, pós- gastrectomia, ou febre crônica. O aumento da necessidade de ácido fólico deverá ser sempre determinado pelo médico responsável.

Contra-indicações

Folital é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa. A administração profilática do ácido fólico não deve ser feita sem uma nítida indicação para seu emprego.

Advertências

Ácido Fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12. É preciso lembrar sempre do potencial de tratar erroneamente um paciente que tenha deficiência de vitamina B12 com o ácido fólico. O folato não impede nem elimina os defeitos neurológicos da deficiência de vitamina B12, que podem progredir e se tornar irreversíveis. “Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.”

Uso na gravidez

O médico deve ser comunicado caso a paciente esteja planejando engravidar, quando em uso do produto, ou tendo a paciente sofrido alguma intervenção cirúrgica estomacal nos últimos tempos, ou sendo portadora de úlcera péptica, enterite ou colite, bem como pancreatite ou hepatite. Durante o primeiro trimestre de gravidez, a quantidade de ferro adequada pode ser obtida com a dieta, entretanto no segundo e terceiro trimestres a deficiência de ferro é maior, ficando a critério médico instituir o tratamento com suplemento de ferro, após avaliação da paciente.

Interações medicamentosas

Pode ocorrer interações com medicamentos que inibem a ação da dihidrofolato redutase ou que interferem na absorção e armazenagem de folatos nos tecidos; corticóides (uso prolongado), analgésicos (uso prolongado), anticonvulsivantes do grupo hidantoína (o uso concomitante e em grandes quantidades pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes do grupo hidantoína mediante antagonismo com seus efeitos sobre o SNC), contraceptivos orais (as necessidades de Ácido Fólico podem aumentar), antibióticos (podem interferir no método de ensaio utilizado para determinar as concentrações de Ácido Fólico no soro e em eritrócitos, produzindo resultados falsamente baixos). As sulfamidas ínibem a absorção do folato e as necessidades de Ácido Fólico podem aumentar em pacientes que recebem sulfasalazina.

Reações adversas / Efeitos colaterais

O ácido fólico é bem tolerado, porém ao surgimento de quadros alérgicos e desconforto gástrico, comunique o seu médico. Doses acima de 15 mg/dia podem produzir alterações no SNC e podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.

Posologia

1 comprimido de 5 mg 1 vez ao dia.

Superdosagem

A conduta na ingestão de doses superiores a 15 mg por dia corresponde à suspensão da administração de ácido fólico e medidas gerais de suporte apropriado ao quadro.

>SuperdosagemA conduta na ingestão de doses superiores a 15 mg por dia corresponde à suspensão da administração de ácido fólico e medidas gerais de suporte apropriado ao quadro.