Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Uci

Apresentação

120 mg: caixa c/ 10 compr. rev. 180 mg: caixa c/ 10 compr. rev. 60 mg: caixas c/ 10 ou 20 cáps.

Indicações

Fexodane é indicado para o tratamento sintomático de processos alérgicos, incluindo rinite e urticária.

Contra-indicações

Em casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Fexodane é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia. Pode ocorrer cefaléia, sonolência, insônia, vertigem, náusea, nervosismo. Foram relatados raros casos de eritema cutâneo, urticária, prurido, angioedema, dispnéia, rigidez toráxica, rubor e anafilaxia sistêmica.

Posologia

Rinite alérgica Adultos e crianças acima de 12 anos de idade:1 cápsula de 60 mg, duas vezes ao dia ou1 comprimido de 120 mg, uma vez ao dia. Urticária Adultos e crianças acima de 12 anos de idade:1 comprimido de 180 mg, uma vez ao dia. Não é necessário o ajuste da dose em pacientes com insuficiência hepática ou renal ou em idosos. Não está estabelecida a segurança e a eficácia do uso da fexofenadina em crianças abaixo de 6 anos de idade com rinite alérgica e abaixo de 12 anos de idade com urticária.

Informações

A fexofenadina é um metabólito ativo da terfenadina. Apresenta atividade anti-histamínica, de ação prolongada, pela inibição seletiva dos receptores de histamina H1 periféricos. Devido a alta seletividade e afinidade da fexofenadina pelos receptores H1, Fexodane não possui efeitos anticolinérgicos e anti-serotonínicos significantes, apresentando, por isso, mínima incidência de efeitos colaterais sobre o sistema gastrintestinal e no sistema nervoso central, principalmente a sedação. A fexofenadina é rapidamente absorvida após a administração oral, atingindo concentração sérica máxima em 2 a 3 horas, prolongando-se a ação por até 12 horas. A presença de alimentos não interfere com a absorção da fexofenadina. Sessenta a 70% da dose ligam-se a proteínas plasmáticas. A meia-vida de eliminação é de 14 horas.

a de alimentos não interfere com a absorção da fexofenadina. Sessenta a 70% da dose ligam-se a proteínas plasmáticas. A meia-vida de eliminação é de 14 horas.