As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
FarmalabReferência
DeferipronaApresentação
compr. rev. 500 mg. emb. c/ 100 compr.Contra-indicações
Hipersensibilidade conhecida ao fármaco ou a qualquer dos seus excipientes.
Pacientes com história de agranulocitose e/ou de episódios recorrentes de neutropenia.
Pacientes utilizando medicação que reconhecidamente cause neutropenia.
Devido ao desconhecimento do mecanismo da neutropenia induzida pela deferiprona, os pacientes não devem tomar medicação reconhecidamente associada com neutropenia ou agranulocitose.
Durante o período de gravidez e lactação.Uso na gravidez
Não tome este medicamento se estiver grávida, amamentando ou se estiver tentando engravidar, pois pode afetar seriamente seu filho.
Medidas anticoncepcionais devem ser tomadas durante tratamento com deferiprona. Caso engravide na vigência do tratamento, interrompa imediatamente o uso e informe imediatamente ao seu médico. Informe ao médico se estiver amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.Reações adversas / Efeitos colaterais
O efeito indesejável mais grave reportado nos estudos clínicos com Ferriprox (deferiprona) é a agranulocitose (neutrófilos < 0,5 x 109/l) com uma incidência de 0,2 casos por 100 pacientes anos de tratamento. A incidência de formas menos graves de neutropenia (<1,5 x 109/l) é de 3 casos por 100 pacientes anos. Esta taxa deve ser considerada no contexto da elevada incidência subjacente de neutropenia nos pacientes talassêmicos, particularmente naqueles com hiperesplenismo.
O efeito adverso mais comumente observado com Ferriprox (deferiprona) foi a cor da urina avermelhada ou marrom, devido à excreção do complexo ferro-deferiprona.
Outros eventos incluem: náuseas, vômitos, gastralgia e aumento do apetite. Estes eventos são mais freqüentes ao início da terapia com Ferriprox (deferiprona) e, na maioria dos casos, regridem dentro de poucas semanas sem a descontinuação do tratamento.
A administração (deferiprona) com a alimentação pode reduzir estes sintomas.
Em alguns pacientes pode ser benéfico diminuir a dose do Ferriprox (deferiprona) e depois aumentá-la gradualmente, até o total de 5 mg/kg/dia.
Artropatias também foram relatadas em pacientes tratados com Ferriprox (deferiprona). Estes eventos variaram de dor discreta em uma ou mais articulações até artrite grave. Em geral, estes eventos são resolvidos sem a descontinuação do tratamento.
Foram reportados valores aumentados da alaninoaminotransferase (ALT) durante o uso (deferiprona). Na maioria dos pacientes este aumento foi assintomático e transitório, tendo retornado aos valores basais sem a descontinuação ou diminuição da dose do produto.
Em um minoria de casos, foi associada uma diminuição dos níveis plasmáticos de zinco, os quais se normalizaram com suplementação de zinco oral.
Principais eventos adversos relatados com Ferriprox (deferiprona), nos estudos clínicos
Evento Adverso Índice do evento (por 100 pacientes anos) % de Pacientes afetados:
continua...Posologia
Para administração a pacientes adultos e a crianças acima de 10 anos de idade.
O tratamento com Ferriprox(deferiprona) só deve ser iniciado e mantido sob supervisão direta de um médico com experiência no tratamento de pacientes com talassemia.
Continua...Superdosagem
Embora casos de superdosagem não tenham sido relatados até o momento, caso isso ocorra, será indispensável procurar o médico para supervisão da pressão arterial e freqüência cardíaca, bem como administração de uma terapêutica sintomática de apoio.em não tenham sido relatados até o momento, caso isso ocorra, será indispensável procurar o médico para supervisão da pressão arterial e freqüência cardíaca, bem como administração de uma terapêutica sintomática de apoio.