As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
HebronReferência
Famotidina 20 e 40mgApresentação
compr. 20 ou 40 mg cx. c/ 10 ou 30 un.Contra-indicações
- Hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula;
- Comprometimento das funções renal e hepática;
- GravidezAdvertências
Na amamentação, uma cuidadosa avaliação deve ser feita. Interromper o tratamento ou o aleitamento, levando-se em conta a importância da droga para a mãe. Não foi estabelecida a eficácia e a tolerabilidade da famotidina em crianças.Uso na gravidez
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.Interações medicamentosas
Altera a biodisponibilidade de medicamentos cuja absorção é pH dependente.
Sua absorção é diminuída por antiácidos.
Aumenta o risco de neutropenia, quando usado concomitantemente com depressores medulares.
Reduz a absorção de cetoconazol.Reações adversas / Efeitos colaterais
Reações ocasionais: diarréia, exantema, cefaléia, confusão, sonolência, diminuição da libido, discrasia sangüínea, hepatoxicidade e toxicidade renal.
Reações raras: impotência, ginecomastia.
Alterações em exames laboratoriais
Inibe testes de secreção gástrica e testes epidérmicos com alérgenos.
Pode aumentar as transaminases hepáticas.Posologia
ADMINISTRAÇÃO POR VIA ORAL
Úlcera duodenal. Terapia inicial: a dose recomendada é de 1 comprimido de 40mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada. Na maioria dos casos de úlcera duodenal, a cura ocorre dentro de 4 semanas com este regime posológico. Nos casos em que a cura completa não se verifica após 4 semanas, o tratamento deve ser continuado por um período adicional de 4 semanas.
Úlcera duodenal. Terapia de manutenção: para a prevenção da recorrência da ulceração duodenal, recomenda-se que a terapia com Famoxil seja mantida com 1 comprimido de 20mg/dia, ao deitar.
Úlcera gástrica benigna: a dose recomendada é de 1 comprimido de 40mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada.
Síndrome de Zollinger-Ellison: pacientes sem terapia anti-secretória anterior devem ser tratados, inicialmente, com uma dose de 20mg a cada 6 horas. A posologia deve ser ajustada às necessidades individuais do paciente e deve ser mantida, enquanto houver indicação clínica. Doses de até 80mg/dia têm sido usadas, por até um ano, sem desenvolvimento de efeitos adversos significativos ou taquifilaxia. Os pacientes que estavam recebendo outro antagonista H2 podem passar diretamente para o uso com uma dose inicial mais alta do que aquela recomendada para casos novos, esta dose inicial dependerá da gravidade da condição e da última dose do antagonista H2, previamente utilizada.
Ajuste posológico para pacientes com insuficiência renal grave: nestes pacientes (depuração da creatinina abaixo de 10mL/min) a dose deve ser reduzida para 20mg, ao deitar.Superdosagem
Em caso de superdosagem, procurar imediatamente orientação médica.cientes com insuficiência renal grave: nestes pacientes (depuração da creatinina abaixo de 10mL/min) a dose de Famoxil deve ser reduzida para 20mg, ao deitar.Superdosagem
Em caso de superdosagem, procurar imediatamente orientação médica.