Uci-farma

Exelmin® COMPRIMIDO: caixa contendo 6 comprimidos.
Exelmin® SUSPENSÃO: cai0078a contendo frasco com 30 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Comprimido

Suspensão

cambendazol

75 mg

150 mg

mebendazol

200 mg

400 mg

Excipientes/Veículos q.s.p.

1 comprimido*

30 mL**

*(amido de milho, estearato de magnésio, celulose microcristalina, croscarmelose sódica,
polissorbato, metilmetacrilato, aroma artificial de caramelo, corante vermelho Ponceau, água purificada)
**(celulose microcristalina, simeticona, sacarose, glicerol, polissorbato, metilparabeno, propilparabeno, aroma artificial de framboesa, aroma artificial de morango, corante vermelho Ponceau, água purificada)

Exelmin® é indicado no tratamento da estrongiloidíase, incluindo as formas crônica e disseminada, ancilostomíase, necatoríase, oxiuríase (enterobíase), tricuríase, ascaridíase e teníase.
Exelmin® é indicado para o tratamento de parasitoses simples ou múltiplas.

Em casos de hipersensibilidade ao cambendazol, mebendazol ou a qualquer componente da fórmula.
Não é indicada a utilização® durante o primeiro trimestre de gravidez.

Durante o tratamento com o cambendazol e mebendazol os reflexos do paciente podem ser diminuídos. Por isso, é necessária cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
A administração do cambendazol e mebendazol deve ser cautelosa em pacientes com úlcera gastroduodenal ativa ou com disfunção hepática ou renal.
Durante o tratamento com o Exelmin® não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas, devido à potencialização dos efeitos do álcool.
A presença de sacarose na formulação® SUSPENSÃO deve ser considerada na administração do medicamento a pacientes diabéticos (250 mg de açúcar/ ml).
Diagnósticos clínico e laboratorial devem ser realizados para a identificação do parasita intestinal e posterior escolha do fármaco específico para uma terapêutica eficaz da parasitose. Após três semanas do término do tratamento, o paciente deve realizar exame laboratorial de fezes. Se houver resultado positivo, o tratamento com Exelmin® deve ser repetido.
O paciente deve ser instruído sobre os métodos de transmissão e prevenção das parasitoses, como condições básicas de higiene pessoal e ambiental.

Insuficiência hepática ou renal: a farmacocinética do cambendazol e mebendazol em pacientes com disfunção hepática ou renal não é conhecida. Portanto, nesses casos, o risco/benefício do tratamento com os fármacos deve ser criteriosamente analisado e realizado somente sob estrito acompanhamento médico.

Gravidez e lactação: foram relatadas evidências de efeitos teratogênicos com o uso do mebendazol em estudos realizados com animais. Estudos clínicos em mulheres grávidas com a utilização do mebendazol não foram realizados. Portanto, não é recomendada a utilização de
Exelmin® durante os primeiros três meses de gestação. O medicamento somente deve ser administrado após o terceiro mês de gestação, sob estrito acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto.
Não há relatos sobre a eliminação do cambendazol e mebendazol através do leite materno. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o medicamento for utilizado durante a lactação.

Derivados xantínicos (aminofilina, teobromina, teofilina): o uso concomitante com o cambendazol pode aumentar os níveis séricos dos xantínicos e conseqüentemente o potencial tóxico destas substâncias.
Carbamazepina e hidantoínas: a administração conjunta pode diminuir a concentração plasmática do mebendazol.

Exelmin® é bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia.
Os efeitos adversos freqüentemente observados são náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, sonolência, tontura, cefaléia, astenia.

Comprimido

Suspensão

Crianças de 2 a 5 anos de idade

________

5 mL, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

Crianças de 6 a 10 anos de idade

Meio comprimido, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

7,5 mL, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

Adultos e crianças acima de 12 anos de idade

1 comprimido, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

15 mL, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

Exelmin® deve ser administrado durante três dias consecutivos.
Na estrongiloidíase disseminada o regime da terapia depende da gravidade da parasitose e do quadro clínico do paciente.
Se houver resultado positivo, o tratamento com Exelmin® deve ser repetido.
Não é necessária a administração de laxantes ou purgantes antes ou após a administração de
Exelmin®.

Os principais sintomas de intoxicação são sonolência, náusea, vômito, tontura, agitação.
O tratamento consiste na realização de medidas usuais de esvaziamento gástrico, controle dos sintomas e monitorização do sistema cardiovascular e respiratório.

Modo de usar

Exelmin® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO devem ser ingeridos durante as refeições, se necessário, com o auxílio de água, leite, suco de frutas ou refrigerante.
Os comprimidos® podem ser triturados ou mastigados antes da ingestão.
Exelmin® SUSPENSÃO pode ser misturado com suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e com alimentos em geral.
Agite bem o frasco® SUSPENSÃO antes da administração.
Para a utilização posológica correta, as doses® SUSPENSÃO devem ser administradas utilizando-se o copo-medida contido na embalagem do produto. O copo-medida possui indicações visuais de doses.

Copo-medida de 10 mL
1 dose de 5 mL

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Idosos: devem utilizar a posologia para adultos.

A associação do cambendazol e mebendazol, derivados benzimidazólicos, confere ação anti-helmíntica de amplo espectro ao medicamento.
O cambendazol atinge as parasitoses causadas por Ancylostoma brasilienses (larva migrans),
Ancylostoma caninum, Toxocara canis, Toxocara cati e principalmente o Strongyloides stercoralis.
O mebendazol apresenta atividade contra Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Taenia saginata e Taenia solium.
O cambendazol e mebendazol agem inibindo a formação dos microtúbulos através do bloqueio da captação de glicose, resultando na depleção de glicogênio dos parasitas e formação reduzida da adenosina trifosfato (ATP), necessária para a sobrevivência e reprodução dos parasitas.
Conseqüentemente ocorre paralisia e morte dos vermes, os quais são eliminados com as fezes. O cambendazol e mebendazol não interferem no metabolismo da glicose no homem devido o sistema microtubular das células do hospedeiro ser diferente daquele dos helmintos.
Após a administração oral, o cambendazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, atingindo concentração sérica máxima em 2 a 4 horas.
A meia-vida do cambendazol é de, aproximadamente, 8 horas. Apresenta biotransformação hepática, sendo eliminado principalmente pela urina e, 5%, pelas fezes.
O mebendazol é pouco absorvido pelo trato gastrintestinal, aproximadamente 5 a 10%, atingindo concentração plasmática máxima em 2 a 5 horas, após a administração oral.
O mebendazol apresenta alta ligação a proteínas plasmáticas, 95%, e biodisponibilidade de 2,1 a 3,3%, devido a alta eliminação pré-sistêmica. É biotransformado no fígado, formando metabólitos inativos. A meia-vida de eliminação é de 2,5 a 5,5 horas e em pacientes com insuficiência hepática é de, aproximadamente, 35 horas. Dois a 5% da dose são excretados pela urina e 95% pelas fezes.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 191 291

Farmacêutica Responsável: Dra. Dirce de Paula Zanetti.
CRF-SP no 7758
Registro MS no 1.0550.0026

UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua do Cruzeiro, 374 – São Bernardo do Campo – SP
CNPJ 48.396.378/0001-82 – Indústria Brasileira

Bula para o Paciente

Exelmin® é um medicamento com ação vermífuga, utilizado no tratamento de várias parasitoses intestinais, como estrongiloidíase, ancilostomíase, necatoríase, oxiuríase, tricuríase, ascaríase (lombriga) e teníase (solitária).
Exelmin® deve ser conservado em lugar seco, fresco (entre 15 a 30o C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
• O número do lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
• Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
• Para a administração correta®, leia atentamente o item Instruções de Uso, contido na parte final desta bula.
• A administração® SUSPENSÃO a pacientes diabéticos deve ser cautelosa devido à presença de açúcar no medicamento (250 mg de açúcar/ mL).
Exelmin® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao cambendazol e mebendazol.
Exelmin® deve ser administrado com cautela em pacientes com úlcera gástrica ou intestinal ou com insuficiência hepática e/ou renal.
• Pode ocorrer sonolência durante o tratamento com Exelmin®. Portanto, recomenda-se cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
• Durante o tratamento com Exelmin®, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Exelmin® não deve ser utilizado durante os três primeiros meses de gravidez.
• Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.
• Informe ao médico se estiver amamentando.
• Informe ao médico sobre os medicamentos que está utilizando.
• Obedeça a posologia indicada pelo médico e não interrompa o tratamento sem o seu conhecimento.
• Informe imediatamente ao médico se ocorrerem reações indesejáveis.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

os medicamentos que está utilizando.
• Informe imediatamente ao médico se ocorrerem reações indesejáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.