Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanval

Apresentação

cx. c/ 1 bisn. c/ 25 g de creme + aplicador graduado

Indicações

Estrogenon é indicado em casos de vaginite atrófica e craurose vulvar. Como medida complementar no pré e pós-operatório vaginal ou transvaginal em mulheres menopáusicas.

Contra-indicações

Como ocorre com todos os medicamentos contendo estrógenos combinados, Estrogenon é contra-indicado quando houver presença ou suspeita de neoplasias estrógeno-dependentes, exceto nos casos em que a estrogenoterapia é indicada para o tratamento do câncer mamário. Os estrógenos são também contra-indicados nos pacientes que apresentem ou tenham antecedentes de tromboflebites ou perturbações tromboembólicas, quando há sangramento vaginal não diagnosticado, endometriose, na presença ou suspeita de gravidez, nas afecções hepáticas e renais graves e nas pacientes sensíveis aos componentes da fórmula.

Advertências

A prescrição de estrógenos deve ser precedida de minucioso exame físico com ênfase especial a pressão arterial, mamas, abdômen e órgãos pélvicos, devendo incluir Colpocitologia Oncótica de Papanicolau. Deve-se excluir totalmente a presença de gravidez, contra-indicação absoluta de estrogenoterapia devido à possibilidade de efeitos teratogênicos no início da gestação. Quando surgirem sangramentos durante o tratamento, é imprescindível um exame rigoroso para estabelecer o diagnóstico correto e terapêutica adequada. “Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.”

Uso na gravidez

“Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.”

Interações medicamentosas

Bromocriptina, suplementos à base de cálcio, corticosteróides, glicocorticóides, corticotropina, ciclosporina, medicamentos hepatotóxicos, didanosina, lamivudina, zalcitabina, inibidores de protease, tabaco, somatotropina, tamoxifeno.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Devido a possibilidade de absorção através da mucosa, embora pouco freqüente, podem ocorrer sensibilidade mamária, agravamento da enxaqueca, cefaléia, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial, tolerância reduzida a carboidrato, agravamento da porfiria e edema. Foram relatados raros casos de prurido ou vermelhidão vaginal, corrimento vaginal e pequenos sangramentos.

Posologia

1 - Retirar a tampa da bisnaga; 2 - Pressionar a ponta do aplicador na boca da bisnaga; 3 - Apertar suavemente a bisnaga para forçar a saída suficiente do creme para o aplicador graduado, até a marca da dose prescrita. 4 - Introduzir na vagina profundamente e para liberar a medicação, apertar o êmbolo até sua posição original. DOSES MÁXIMAS E MÍNIMAS Na maioria dos casos de atrofia da mucosa vaginal, a aplicação intra vaginal de 1 g do creme durante 14 dias é, em geral, suficiente para restaurar a mucosa vaginal atrófica à condição pré-menopáusica. Na uretrite atrófica, aplicar 2 a 4 g, diariamente, durante 4 ou mais semanas. No pré e pós operatório de cirurgia vaginal ou transvaginal em mulheres pós-menopáusicas, 2 g de estrógenos. A aplicação diária de Estrogenon Creme Vaginal, 1 vez ao dia, preferencialmente ao deitar 10 dias antes e 10 dias após a cirurgia, melhora o estado da mucosa, facilitando a operação e recuperação da paciente. Nas outras indicações, dependendo da gravidade, a posologia do produto pode variar de 2 a 4 g/dia devendo ser aplicado 1 vez ao dia, preferencialmente ao deitar, durante o tempo necessário para reverter ao estado normal. Na uretrite atrófica e outras afecções graves, quando necessária a realização de tratamento prolongado (mais de 3 semanas), o mesmo deve ser efetuado de forma clínica (3 semanas de medicação e uma de repouso).

Superdosagem

Em caso de aplicação excessiva acidental, comunicar ao médico assistente.

raves, quando necessária a realização de tratamento prolongado (mais de 3 semanas), o mesmo deve ser efetuado de forma clínica (3 semanas de medicação e uma de repouso).

Superdosagem

Em caso de aplicação excessiva acidental, comunicar ao médico assistente.