Sanofi

Referência

desoximetasona sulfato de neomicina

Pom. (2,5 mg + 7,1 mg)/g bisn. c/ 20 g

Esperson n pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina) está indicado no tratamento de dermatoses que devam ser tratadas por corticóides tópicos secundariamente infectadas por bactérias, tais como: eczemas, psoríase, neurodermatite, queimaduras de 1º grau, dermatite solar e outras dermatites infecciosas.

Esperson n pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina) não deve ser utilizado em manifestações cutâneas conseqüentes à varicela, sífilis, tuberculose, bem como outras doenças, virais ou fúngicas da pele, incluindo erupções cutâneas por vacina . Esperson n pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina) também não deve ser utilizado nos casos de dermatite peri-oral. Hipersensibilidade conhecida aos princípios ativos, também constituiu-se em contra- indicação ao uso pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina).

O tratamento prolongado (superior a 4 semanas) e em áreas extensas do corpo (superior a 10% da superfície corporal) deve ser evitado, para que não ocorram manifestações sistêmicas decorrentes da utilização do medicamento. No período de gestação e amamentação o uso pomada (desoximetasona / sulfato de neomicina) somente deve ocorrer sob prescrição e controle médico. Em lactantes e crianças pequenas Esperson n pomada (desoximetasona / sulfato de neomicina) somente deve ser utilizado sob rigoroso controle médico.

INFORME SEU MÉDICO CASO FIQUE GRÁVIDA DURANTE OU LOGO APÓS TER UTILIZADO O PRODUTO.

Não são conhecidas até o momento interações com outros medicamentos.

Raras vezes Esperson n pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina) pode provocar reações de hipersensibilidade. As seguintes reações adversas podem eventualmente ser observadas: foliculite, hipertricose, acne esteróide, descoloração da pele, telangiectasias, estrias e atrofia da pele. Estas reações são mais freqüentes quando utilizam-se curativos oclusivos muito apertados sobre a área comprometida. As fraldas também podem funcionar como curativos oclusivos. Caso apareçam novas lesões cutâneas durante o tratamento deve-se consultar novamente o médico.

Aplicar Esperson n pomada (Desoximetasona/Sulfato de neomicina) 1 a 2 vezes ao dia e em casos mais graves, a critério médico, 3 vezes ao dia. Aplicar pequena quantidade e espalhar pela pele. Após melhora do quadro clínico a dose pode ser reduzida gradativamente.

Devido à absorção de grande quantidade de desoximetasona podem ocorrer efeitos corticosteróides sistêmicos - particularmente após aplicação pomada (desoximetasona / sulfato de neomicina) em grandes superfícies de pele ou por períodos prolongados. Nestes casos, a dosagem deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. Caso haja suspeita de supressão da adrenal, a descontinuação do tratamento deve ser feita de maneira gradativa. A neomicina apresenta particular ototoxicidade e nefrotoxicidade. No caso de ingestão acidental (por via oral) de grandes dosagens pode causar náusea, vômito e diarréia.

Resultados de eficácia

ESPERSON® N pomada apresenta em sua formulação a desoximetasona, um esteróide tópico de ação antiinflamatória e antipruriginosa, associado à neomicina, um antibacteriano de amplo espectro eficaz no combate a infecções bacterianas secundárias.

Modo de usar

Aplicar ESPERSON® N pomada (desoximetasona / sulfato de neomicina) 1 a 2 vezes ao dia e em casos mais graves, a critério médico, 3 vezes ao dia. Aplicar pequena quantidade e espalhar pela pele. Após melhora do quadro clínico a dose pode ser reduzida gradativamente.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não são conhecidas advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Armazenagem

ESPERSON® N pomada (desoximetasona / sulfato de neomicina) deve ser guardado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Esperson n pomada apresenta em sua formulação a desoximetasona, um esteróide tópico de ação antiinflamatória e antipruriginosa, associado à neomicina, um antibacteriano de amplo espectro eficaz no combate a infecções bacterianas secundárias.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA MS nº: 1. 1300.0038 Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira CRF-SP nº 5.854 Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Rua Conde Domingos Papais, 413 Suzano – SP. CEP 08613-010 C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 Indústria Brasileira ® Marca Registrada IB201102D Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014 www.sanofi- aventis.com.br