Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Stiefel

Apresentação

Gel bisn. c/ 20 g

Indicações

Duofilm Plantar é indicado no tratamento e remoção de verruga plantar.

Contra-indicações

Duofilm Plantar é contra-indicado para pacientes diabéticos ou com problemas circulatórios, como também não deve ser aplicado sobre pintas e marcas de nascença (com ou sem pêlos). Duofilm Plantar é contra-indicado para pacientes hipersensíveis a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Não foram estabelecidas a segurança e eficácia deste produto em crianças, gestantes e mulheres no período de amamentação. O ácido salicílico deve ser usado com cuidado em grandes áreas da pele, pois pode resultar em toxicidade sistêmica. Sua aplicação contínua e frequente na pele pode causar dermatite. Devido a sua ação queratolítica e irritante, Duofilm Plantar não deve entrar em contato com olhos, membranas mucosas e a pele sã que circunda a verruga.

Uso na gravidez

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Interações medicamentosas

Não foram constatadas, até o momento, quaisquer interações medicamentosas associadas com uso tópico de Duofilm Plantar.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Nos trabalhos clínicos efetuados com Duofilm Plantar, as reações adversas mais frequentes foram reações dermatológicas pouco significativas. Irritação local foi a reação mais comum, a qual pode ser controlada pela suspensão temporária da terapia e pela aplicação cuidadosa do produto somente sobre a verruga, evitando contato com a pele sã. Outras reações, muito raras, incluem dermatite, devido à aplicação contínua e frequente na pele, e toxicidade sistêmica aguda por salicilato, devido a aplicação do ácido salicílico em grandes áreas da pele principalmente aquelas afetadas por alguma dermatose.

Posologia

A aplicação pode ser feita após o banho ou após lavar a área afetada com água morna, por no mínimo, cinco minutos. Secar cuidadosamente com toalha limpa. Aplicar uma fina camada do produto diretamente sobre a verruga, uma vez ao dia, evitando contato com a pele normal que circunda a verruga. Cobrir a área afetada com uma bandagem. Normalmente, observam-se os primeiros resultados após duas a quatro semanas da terapia, sendo que a cura total pode ser esperada após 6 a 12 semanas.

Superdosagem

A ingestão acidental do produto pode produzir efeitos sistêmicos tais como vômito, dor abdominal, aumento na frequência respiratória, acidose e distúrbios mentais. Pode provocar erupções cutâneas em indivíduos sensíveis. As medidas mais imediatas visam livrar o organismo rapidamente do ácido salicílico. A administração intravenosa de bicarbonato de sódio é rápida e eficaz, caso se possa induzir diurese alcalina forçada e aumentar a excreção de salicilato. O paciente deve ser prontamente hospitalizado e o médico responsável notificado. Topicamente, a superdosagem pode ocorrer devido à aplicação do produto em grandes áreas da pele afetadas por alguma dermatose ou pelo uso contínuo e indiscriminado, não controlado pelo médico. Nestes casos, deve-se interromper o uso do produto. A DL-50 por via oral em coelhos é de 1,3g/kg.

Informações

O modo de ação do ácido salicílico no tratamento das verrugas ainda não é exatamente conhecido. Sua atividade parece estar relacionada à sua ação queratolítica, que resulta na remoção mecânica das células epidérmicas associadas com o vírus causador da verruga (HPV-vírus do papiloma humano). O ácido láctico é um componente natural do liquor celular e tem uma ação emoliente, potencializando a ação do ácido salicílico.

ica, que resulta na remoção mecânica das células epidérmicas associadas com o vírus causador da verruga (HPV-vírus do papiloma humano). O ácido láctico é um componente natural do liquor celular e tem uma ação emoliente, potencializando a ação do ácido salicílico.