Aché

cáps. emb. c/ 20 unidades de 300 mg

- Tratamento e profilaxia das doenças tromboembólicas, vasculopatias periféricas e alterações cérebros-vasculares; - Prevenção da trombose venosa pósoperatória; - Prevenção do infarto do miocárdio; - Prevenção do reinfarto do miocárdio; - Prevenção das lesões ateroscleróticas; - Redução do risco de doenças vasculares em pacientes com hiperatividade plaquetária; - Prevenção de trombose em enxertos aortocoronários; - Tratamento de microangiopatia diabética.

O uso deste medicamento está contra-indicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade ao triflusal, salicilatos ou aos demais componentes da fórmula, assim como em pacientes com hemorragias ativas ou com hipoatividade plaquetária.

veja o item gravidez.

Embora não haja evidência da existência de efeitos teratogênicos, não é recomendado o uso (triflusal) durante a gravidez. Não deve ser utilizado durante a amamentação.

Não se conhecem incompatibilidades (triflusal) com outros medicamentos. Deve ser administrado com precaução a pacientes submetidos a tratamento com anticoagulantes e outros antiagregantes plaquetários (aumento do risco de sangramento). Deve-se ter precaução do uso de triflusal em pacientes portadores de anemia (potencial exacerbação), trombocitopenia, pacientes portadores de hemofilia ou outros distúrbios hemorrágicos, asmáticos (potencial risco de broncoespasmo) e pacientes portadores de insuficiência hepática.

Podem ocorrer distúrbios gástricos, sendo os mais comuns: náuseas, vômitos e dor epigástrica. Reações menos comuns: cefaléia e vertigem. Raramente ocorrem reações cutâneas, tais como rash cutâneo e fotossensibilidade.

De 1 a 3 cápsulas 300 mg ao dia, ou segundo critério médico, preferencialmente durante ou após as refeições. Apres.: Comprimido 300 mg cx. c/ 20 un.

No caso de intoxicações acidentais, que só podem ocorrer devido à ingestão de doses muito elevadas, podem aparecer sintomas de excitação ou de depressão do S.N.C., alterações dos sistemas cárdiocirculatório e respiratório; e desequilíbrio eletrolítico. Hemorragias digestivas e diarréia: o tratamento consiste na administração de uma suspensão aquosa de carvão ativo. Lavagem gástrica após o esvaziamento do estômago. Manter o equilíbrio eletrolítico. Instalar tratamento sintomático.

O triflusal é a Denominação Comum Brasileira (DCB) para o ácido 2-acetoxi-4-trifluorometilbenzóico. Disgren (triflusal) é um potente inibidor da agregação plaquetária induzida por agentes como ADP, adrenalina e colágeno, que possui uma potente atividade antitrombótica, demonstrada por experiência clínica e farmacológica. Em estudos de farmacodinâmica, triflusal inibiu de forma irreversível a ciclooxigenase plaquetária, de forma similar à aspirina. Por outro lado e diferentemente da aspirina, triflusal produz uma mínima inibição da ciclooxigenase endotelial, preservando a síntese de prostaciclina. Além disso, triflusal inibe a fosfodiesterase plaquetária, com conseqüente aumento nos níveis de AMPc e inibição da ativação plaquetária. Após ingestão oral, a inibição da agregação plaquetária ocorre em 24 horas. O triflusal é extensivamente metabolizado no fígado e sua meia-vida de eliminação é de 0,8 hora. A atividade antiagregante e antitrombótica (triflusal) constitui a base fisiológica de sua eficácia na profilaxia e tratamento das doenças tromboembólicas e de outros processos patológicos originados ou que cursam com uma hiperatividade das plaquetas.

meia-vida de eliminação é de 0,8 hora. A atividade antiagregante e antitrombótica de Disgren (triflusal) constitui a base fisiológica de sua eficácia na profilaxia e tratamento das doenças tromboembólicas e de outros processos patológicos originados ou que cursam com uma hiperatividade das plaquetas.