Fresenius

- fr. de vidro incolor c/ 50 ml - fr. de vidro incolor c/ 100 ml

Dipeptiven é indicado como parte da terapia nutricional parenteral em doenças catabólicas severas como em queimados/trauma/cirurgia extensa, infecção aguda e crônica, transplante de medula óssea, outras doenças críticas; em disfunções intestinais, como doença inflama-tória intestinal, enterite infecciosa, imaturidade intestinal ou enterocolite necrotizante, sín-drome do intestino curto, dano na mucosa após quimioterapia, radiação ou doença crítica. Dipeptiven é indicado em síndrome de imunodeficiência, disfunção do sistema imunológico associada com doença crítica ou transplante de medula óssea, AIDS, pacientes com câncer avançado, pacientes com depleção de glutamina sofrendo de caquexia por câncer. Dipeptiven deve ser administrado imediatamente após o dano catabólico de forma a preve-nir a perda de glutamina.

Dipeptiven não deve ser administrado em pacientes com insuficiência renal severa (clea-rance de creatinina menor que 25 ml/minuto) ou insuficiência hepática severa. É contra-indicado em pacientes com azotemia ou hiperamonemia resultante da insuficiência renal ou hepática. É aconselhável o acompanhamento regular dos parâmetros de função hepática em pacientes com insuficiência hepática compensada.

Como não existem dados suficientes sobre a administração em grávidas, lactentes e crianças, a administração do produto a este grupo de pacientes não é recomen-dada. Deve-se monitorar os níveis séricos de eletrólitos, osmolaridade sérica, balanço hídrico, e-quilíbrio ácido-base, testes de função hepática, as enzimas fosfatase alcalina, TGO, TGP, nível de bilirrubina e possíveis sintomas de hiperamonemia. A duração do uso não deve exceder 3 semanas.

Não foram observadas interações com outras drogas. Dipeptiven deve somente ser mistu-rado com outras soluções de uso intravenoso quando a compatibilidade for conhecida. Ma-nipular com técnica asséptica.

Não são conhecidas a intensidade e freqüência de reações adversas. Se administrado aci-ma da velocidade de infusão indicada, assim como outras soluções injetáveis, pode causar calafrio, náusea e vômito. A infusão deve ser interrompida imediatamente nesse caso.

Dipeptiven é uma solução concentrada e deve ser diluída antes da administração por veia periférica. Uma parte em volume deve ser misturada em pelo menos 5 partes de volume da solução carreadora (por exemplo, 100 ml + pelo menos 500 ml de solução de aminoácidos ou outra solução compatível). A escolha da administração por via central ou periférica depende da osmolaridade final da mistura. O limite geralmente acei-to para administração periférica é de cerca de 800 mosmol/l, mas pode variar consideravel-mente com a idade, condições gerais do paciente e com as características da veia periféri-ca. A dose depende da severidade do estado catabólico e da necessidade de aminoácidos do paciente. Em geral, preconiza-se a dose diária de 1,5 - 2 ml por quilo de peso corpóreo (equivalente a 0,3 - 0,4 g N(2)-L-alanil-L-glutamina/kg pc). Isso equivale a 100 - 140 ml para um paciente de 70 kg. A dose máxima diária é de 2 ml ou 0,4 g de N(2)-L-alanil-L-glutamina do Dipeptiven /kg pc. Os seguintes ajustes para suprimento de aminoácidos através de solução carreadora podem ser feitos: - Requerimento de aminoácidos de 1,5 g/kg PC/dia: 1,2 g de aminoácidos + 0,3 g de N(2)-L-alanil-L-glutamina/kg pc. - Requerimento de aminoácidos de 2,0 g/kg PC/dia: 1,6 g de aminoácidos + 0,4 g de N(2)-L-alanil-L-glutamina/kg pc. A velocidade de infusão depende da solução carreadora e não deve exceder 0,1 g de ami-noácidos/kg pc/hora.

A dose diária de 2 g de aminoácidos/kg PC/dia não deve ser excedida na nutrição parente-ral. O suprimento de alanina e glutamina via Dipeptiven deve considerado no cálculo; a proporção de aminoácidos vindos do Dipeptiven não deve exceder 20% do suprimento diá-rio total de aminoácidos. Em humanos, a meia-vida do produto é de 2,4 - 3,8 minutos (em insuficiência renal terminal 4,2 minutos) e o clearance do plasma foi determinado entre 1,6 e 2,7 l/min. A metabolização do dipeptídeo foi acompanhada pelo aumento equimolar dos a-minoácidos livres correspondentes. A hidrólise é provavelmente feita exclusivamente no es-paço extracelular. A eliminação renal do N(2)-L-alanil-L-glutamina sob velocidade de infusão constante é menor que 5%, assim como a dos aminoácidos infundidos.

COMPOSIÇÃO - CADA 100 ML CONTEM: N(2)-L-alanil-L-glutamina (=8,20g L-alanina; 13,46g L-glutamina) ...20 g Água para injeção q.s.p ...100 ml Dipeptiven é um nutriente suplementar à terapia nutricional parenteral: um suplemento de glutamina às soluções de aminoácidos e em situações clínicas de hipercatabolismo associ-adas com profunda depleção de glutamina. Dipeptiven é uma solução altamente estável do dipeptídeo N(2)-L-alanil-L-glutamina, formado pelos aminoácidos L-alanina e L-glutamina que são ligados covalentemente por uma ligação peptídica, assim como os aminoácidos são ligados em uma proteína natural. O dipeptídeo N(2)-L-alanil-Lglutamina é rapidamente me-tabolizado em alanina e glutamina após a administração.