Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Hypermarcas

Apresentação

Solução oral gotal: frasco com 20 ml. Cada ml contém: maleato de bronfeniramina 2 mg cloridrato de fenilefrina 2,5 mg

Indicações

É indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados a afecções das vias áreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório, tais como: coriza, renite alérgica, prurido nasal, congestão nasal e alergia.

Contra-indicações

Descon Rinus é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Descon Rinus é contra-indicado durante a gravidez e lactação. Não deve ser administrado em pacientes com hipertensão arterial grave, coronariopatias severas, arritmias cardíacas, glaucoma, hipertireiodismo e/ou hipertrofia prostática, devido a presença de amina simpatomimética. Descon Rinus é contra-indicado em crianças menores de dois anos, uma vez que até o momento não há dados conclusivos sobre a segurança e eficácia em pacientes nesta faixa etária.

Advertências

Durante o tratamento o paciente não deve dirirgir ou operar máquinas, pois suas habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Precauções Recomenda-se especial cautela ao dirigir veículos ou operar máquinas para evitar acidentes.

Uso na gravidez

Descon Rinus é contra-indicado durante a gravidez e lactação.

Interações medicamentosas

Deve-se evitar a ingestão de álcool ou a administração de tranquilizantes durante o tratamento com Descon Rinus, uma vez que pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos. Os agentes bloqueadores alfa e betadrenérgicos como o mesilato de fentolamina e o propanolol, respectivamente, podem diminuir o efeito da fenilefrina e, consequentemente, comprometer a eficácia do produto. Os efeitos vasoconstritores da fenilefrina são potencializados pelos inibidores da MAO, que reduzem o metabolismo de fenilefrina ou quando utilizados concomitantemente com drogas oxitócicas. O uso concomitante com medicamentos broncodilatadores deve ser evitado, pois pode ocorrer taquicardia e outras arritmias cardíacas com esta associação. Medicamentos depressores do SNC, tais como: barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos opióides, ansiolíticos e/ou antipsicóticos, podem aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos se utilizados com Descon Rinus, devido ao componente anti-histamínico maleato de bronfeniramina.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas. Em alguns casos, podem ocorrer sonolência e diminuição dos reflexos. Outros sintomas como ansiedade, nervosismo, tremores, dispnéia e/ou palidez, podem ocorrer devido à fenilefrina. Podem ocorrer também tontura, náuseas, vômitos e/ou cefaléia.

Posologia

Crianças acima de 2 anos: duas gotas por Kg de peso (como dose diária total), dividida em três vezes ao dia (1mL=20 gotas). Dosagem máxima diária limitada a 60 gotas.

Superdosagem

Em caso de superdosagem com Descon Rinus recomenda-se observação clínica em hospital com monitorização cardíaca e dos sinais vitais. Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito. Se o paciente tiver dificuldade de vomitar, proceder a lavagem gástrica com solução de cloreto de sódio a 0,45% e em seguida, instituir tratamento sintomático e de apoio.

Informações

Descon Rinus é um medicamento destinado ao controle e alívio dos sintomas relacionados com gripes, resfriados e rinossinusites de origem alérgica ou infecciosa, produzindo um rápido efeito descongestinante nasal, diminuindo as secreções excessivas. O maleato de bronfeniramina, um anti-histamínico associado às aminas simpaticomiméticas reduz efetivamente a secreção naso-faríngea e diminui o edema e a congestão do aparelho respiratório.

, produzindo um rápido efeito descongestinante nasal, diminuindo as secreções excessivas. O maleato de bronfeniramina, um anti-histamínico associado às aminas simpaticomiméticas reduz efetivamente a secreção naso-faríngea e diminui o edema e a congestão do aparelho respiratório.