Vitapan

Referência

Clotrimazol Tópico

Creme 10mg/g - bisn. c/ 50g

-No tratamento das dermatomicoses, micoses interdigitais, micoses da pele e pregas cutâneas (tineas); pitiríase versicolor; eritrasma.

-O uso é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga, e a outros agentes antifúngicos do grupo dos imidazólicos e a qualquer dos componentes da fórmula. -Não deve ser utilizado para processos oftalmológicos.

-Mesmo que a lesão tenha desaparecido totalmente, o tratamento não deve ser interrompido antes do prazo determinado pelo médico. -Gravidez: Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de ® efeitos nocivos à mãe e à criança provocados pelo uso durante a ® gravidez; contudo, nos seus três primeiros meses, Clotigen não deve ser utilizado sem orientação médica.

-Durante o uso do Clotigen deve ser evitado a utilização concomitante de outros medicamentos na área infectada, principalmente de produtos de caráter ácido, devido ® a inativação do Clotigen em faixas baixas de acidez, bem como o de evitar o favorecimento do desenvolvimento de alguns fungos, principalmente Cândida sp.

-Em casos raros, podem ocorrer reações da pele (ardência, vermelhidão, sensação de picadas e queimação). Nenhuma ação sistêmica é esperada com a aplicação do local, pois em estudos de absorção não detectaram quantidades mensuráveis no plasma.

-Aplicar na região infectada, 2 a 3 vezes ao dia , e continuar o tratamento por mais alguns dias, após o desaparecimento dos sintomas. -Período usual de tratamento: Dermatomicoses: 3-4 semanas. Eritrasma: 2-4 semanas. Pitiríase versicolor: 1-3 semanas.

Características farmacológicas

-O clotrimazol é uma droga antimicótica de amplo espectro, derivada do grupo dos imidazóis, efetivo contra dermatófitos, leveduras e outros fungos. Atua também sobre ® bactérias sensíveis ao clotrimazol. Aplicado topicamente o Clotigen penetra na epiderme , mas há pequena ou quase nenhuma absorção sistêmica.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem recomendações ou cuidados especiais sobre o emprego de clotrimazol em pacientes idosos.

Armazenagem

-Clotigen é um antimicótico de amplo espectro, indicado para tratamento de infecções da pele e micoses causadas por fungos e bactérias sensíveis, tais como: "pano branco", "frieiras", além de outras manifestações de "coceira" persistente. -Cuidados de conservação: Conservar o produto em temperatura ambiente (15 - 30°C). Proteger da luz e umidade. -Prazo de validade: 36 meses a partir da data da fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. -"Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término, e se está amamentando". -"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". -"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico". -SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. -"Informe o seu médico o aparecimento de reações desagradáveis”. -Em casos raros, podem ocorrer reações da pele: (ardência, vermelhidão, sensação de picadas e queimação). Nenhuma ação sistêmica é esperada com a aplicação local, pois estudos de absorção não detectaram quantidades mensuráveis no plasma. -"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS". -"Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes ou durante o tratamento". Contra-indicações: é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao clotrimazol e a outros agentes antifúngicos do grupo dos imidazólicos componentes da fórmula. -Não deve ser usado nos olhos. Precauções: Mesmo que a lesão tenha desaparecido totalmente, o tratamento não deve ser interrompido antes do prazo determinado pelo médico. Gravidez: Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de ® efeitos nocivos à mãe e à criança provocados pelo uso durante a ® gravidez; contudo, nos seus três primeiros meses, Clotigen não deve ser utilizado sem orientação médica. -"NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".

aver indícios de ® efeitos nocivos à mãe e à criança provocados pelo uso de Clotigen durante a ® gravidez; contudo, nos seus três primeiros meses, Clotigen não deve ser utilizado sem orientação médica. -"NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".