As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
FarmalabApresentação
sol. aquosa fr. c/ 20 ml
Cada jato liberado pela válvula dosimetrada contém: 50 mcg de beclometasona.Indicações
Clenil Nasal Aquoso está indicado na prevenção e no tratamento da rinite alérgica perene e sazonal e rinite vasomotora.
Constituem-se as indicações também as rinofaringites, as sinusites e outras afecções inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais, ou da faringe. Pode ser útil como terapêutica suporte na asma brônquica e na bronquite asmática.Contra-indicações
Hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula do produto.
Infecções virais e tuberculose pulmonar.Reações adversas / Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais sistêmicos são extremamente improváveis em virtude das baixas doses recomendadas. Deve-se tomar cuidado durante o uso prolongado, controlando o paciente para detectar em tempo possíveis efeitos colaterais sistêmicos, tais como osteoporose, úlcera péptica, ou sinais de insuficiência adrenal secundária. Podem ocorrer, da mesma forma que com quaisquer outros produtos tópicos nasais, queimação local, irritação, secura da mucosa nasal e raramente epistaxe.
Nos casos de infecção, deve ser instituído tratamento adequado.
Em alguns pacientes, poderá ocorrer candidíase da boca e da faringe. A incidência de candidíase parece estar relacionado à dose administrada. Esta doença responde ao tratamento adequado e pode ser prevenida pela lavagem da cavidade bucal com água, após a instilação, não sendo necessário suspender o tratamento com o dipropionato de beclometasona.Posologia
O Clenil Nasal Aquoso deve ser administrado através de instilação nasal e as doses recomendadas são as seguintes:
Adultos:
1 a 2 erogações em cada narina 2 vezes por dia, ou de acordo com a prescrição médica.
Crianças acima de 6 anos de idade:
1 erogação em cada narina 2 vezes por dia, ou de acordo com a prescrição médica.Informações
O princípio ativo do Clenil Nasal Aquoso é o dipropionato de beclometasona, que é um glicocorticóide com atividade anti-inflamatória e anti-alérgica tópica sobre as mucosas nasal e brônquica.
Quando usado por via intranasal, o produto está indicado na terapêutica tópica das doenças inflamatórias agudas, sub-agudas e crônicas, alérgicas e vasomotoras das cavidades nasais e paranasais e do trato faríngeo-laringeano (rinites alérgicas e vasomotoras; sinusites e rinossinusites catarrais; alérgicas e vasomotoras; etmoidites poliposas, etc.).
Clenil Nasal Aquoso não tem atividade corticóide sistêmica relevante e, portanto, não causa efeitos sistêmicos, não tendo consequentemente, as contra indicações conhecidas da corticoterapia.s catarrais; alérgicas e vasomotoras; etmoidites poliposas, etc.).
Clenil Nasal Aquoso não tem atividade corticóide sistêmica relevante e, portanto, não causa efeitos sistêmicos, não tendo consequentemente, as contra indicações conhecidas da corticoterapia.