Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Farmalab

Apresentação

Spray JET Aerossol doseado: recipiente c/ bocal para 200 erogações Acompanha espaçador JET

Indicações

Doenças pulmonares obstrutivas crônicas, acompanhadas de broncoespasmo, assim como para a prevenção e tratamento da asma brônquica e demais condições de broncoestenose.

Contra-indicações

Deve-se evitar o uso do produto em pacientes c/ tuberculose pulmonar.

Advertências

O uso prolongado poderá permitir a instalação de monilíase orofaríngea, que poderá ser tratada normalmente com alcalinizantes ou antimicóticos locais, sem a interrupção do tratamento.

Uso na gravidez

Durante a gravidez e lactação o produto só deverá ser administrado em caso de necessidade premente e sob rígido controle médico.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Com base no observado durante a terapêutica com o dipropionato de beclometasona na forma de spray, existe a possibilidade de ocorrência de micose na cavidade oral. Porém, esse efeito regride rapidamente após terapia local apropriada com alcalinizante ou com antimicótico. Verificou-se que em alguns pacientes, após a utilização de doses elevadas, apareceram efeitos colaterais transitórios (pequeno aumento da freqüência cardíaca, leve tremor muscular), mas que estes regrediram após o primeiro dia de tratamento. Se necessário, a dose pode ser reduzida. Efeitos colaterais sistêmicos são extremamente improváveis, devido à baixa dose administrada, mas podem ocorrer com tratamento prolongado.

Posologia

Será ajustada pelo médico em cada caso, sendo indicada uma posologia normal de 2 a 4 erogações ao dia, durante um período de até 10 dias, que poderá ser elevada até 4 a 6 erogações ao dia durante um período de até 10 dias.

Informações

Clenil Compositum é uma associação de broncodilatador, o salbutamol , com um corticosteróide de ação tópica, o dipropionato de beclometasona. O salbutamol é caracterizado por uma rápida e segura ação anti-espasmódica brônquica, que determina uma pronta melhora da função respiratória. A ação do salbutamol se dá efetivamente na musculatura brônquica, sem provocar efeito cardiocirculatório indesejável. De outra parte, o dipropionato de beclometasona controla a hiper-atividade brônquica, reduzindo o edema e a hipersecreção, inibindo progressivamente o surgimento do broncoespasmo. Portanto, os dois princípios ativos se completam e se potencializam. A atividade do dipropionato de beclometasona é limitada ao nível da árvore brônquica sem causar efeito geral e, portanto, sem inibir a função supra-renal. A fim de obter pleno sucesso terapêutico, é importante que o paciente siga atentamente a instrução de uso e aprenda a inalar corretamente o medicamento.

etam e se potencializam. A atividade do dipropionato de beclometasona é limitada ao nível da árvore brônquica sem causar efeito geral e, portanto, sem inibir a função supra-renal. A fim de obter pleno sucesso terapêutico, é importante que o paciente siga atentamente a instrução de uso e aprenda a inalar corretamente o medicamento.