Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Splough

Referência

Loratadina e Pseudoefedrina 24h

Apresentação

emb. c/ 6 comp. Cada comp. rev. contém 10 mg de loratadina e 240 mg de sulfato de pseudoefedrina.

Contra-indicações

Claritin-d 24 horas está contra-indicado em pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade ou idiossincrasia a seus componentes ou a agentes adrenérgicos. Também está contra-indicado em pacientes fazendo uso de inibidores da monoaminoxidase ou nos 14 dias após a suspensão dos mesmos e em pacientes c/ glaucoma de ângulo estreito, retenção urinária, hipertensão grave, doença coronariana grave e hipertireoidismo.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Nos estudos clínicos as mais freqüentes reações adversas associadas c/ o Claritin-d 24 horas foram dor de cabeça e boca seca. Os eventos menos comumente relatados foram sonolência e insônia, que também foram relatados numa faixa comparável c/ o placebo e c/ os novos anti-histamínicos controle. As reações adversas raramente relatadas, em ordem decrescente, incluem: tontura, fadiga, anorexia, nervosismo, náuseas, epistaxe, rinite, disfunção na glândula lacrimal, astenia, hipercinesia, constipação, dispepsia, palpitação, taquicardia, sede, agitação, irritabilidade, tosse, dispnéia, irritação nasal e faringite. Com exceção da dor de cabeça, que ocasionalmente pode ser grave, a maioria das reações adversas associadas ao Claritin-d 24 horas foram de leve a moderada. As reações adversas consideradas muito raras foram alopécia, anafilaxia e função hepática anormal. Houve raros relatos pós comercialização de obstrução mecânica do trato gastrintestinal superior em pacientes em terapia c/ Claritin-d 24 horas. Na maioria destes casos, os pacientes apresentavam histórico de dificuldade para engolir comp. ou apresentavam obstrução do trato gastrintestinal superior ou peristaltismo esofágico anormal A agregação in vitro da pseudoefedrina a soros que contêm a isoenzima cardíaca MB da creatina fosfoquinase inibe progressivamente a atividade da enzima. A inibição completa-se em seis horas.

Posologia

Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 comp. uma vez por dia.

Informações

Cada comprimido revestido de liberação lenta contém 10 mg de loratadina no revestimento e 240 mg de sulfato de pseudoefedrina no núcleo. A loratadina é liberada imediatamente, enquanto que a pseudoefedrina é liberada lentamente do núcleo, permitindo administração única diária. A loratadina é um potente anti-histamínico de ação prolongada, com atividade seletiva, antagônica aos receptores H1 periféricos. O sulfato de pseudoefedrina é um agente vasoconstritor para administração oral; tem efeito descongestionante gradual, mas constante, das vias aéreas superiores. A membrana mucosa das vias respiratórias descongestiona-se por sua ação simpaticomimética. A associação de loratadina e sulfato de pseudoefedrina controla os sintomas mediados pela histamina e alivia a congestão nasal associada à rinite alérgica e resfriado comum.

sociação de loratadina e sulfato de pseudoefedrina controla os sintomas mediados pela histamina e alivia a congestão nasal associada à rinite alérgica e resfriado comum.