Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Ems

Apresentação

cx. c/ 30 comp de 20 ou 40 mg

Indicações

Cincordil está indicado para a profilaxia da angina pectoris e como terapêutica adjuvante na insuficiência caardiaca congestiva que não responde adequadamente aos glicosídeos cardioativos e/ou diuréticos. Cincordil pode reduzir a frequência, duração e severidade dos ataques de angina; porém não está indicado para o tratamento de crises agudas de angina.

Contra-indicações

Cincordil está contra-indicado em pacientes c/ hipersensibilidade aos nitratos e nitritos.

Reações adversas / Efeitos colaterais

1. Com o uso do Cincordil pode ocorrer vasodilatação cutânea c/ eritema. 2. Cefaléia vascular é comum e pode, eventualmente, tornar-se intensa e persistente. A cefaléia é geralmente aliviada pelo uso de analgésicos ou através da redução temporária da dosagem. Este sintoma tende a desaparecer após as duas primeiras semanas de uso do medicamento. 3. Ocasionalmente podem ocorrer episódios passageiros de vertigem e fraqueza, assim como outros sinais de isquemia cerebral, associados a hipotensão postural. Alguns indivíduos podem apresentar sensibilidade acentuada aos efeitos hipotensores dos nitratos, mesmo c/ a dose terapêutica usual. Reações intensas c/ náuseas, vômitos, fraqueza, cansaço, palidez, sudorese e colapso podem ocorrer. O álcool pode intensificar esse efeito. Medidas que facilitem o retorno venoso (por exemplo, cabeça baixa ou posição de Tredelenburg, respiração profunda, movimento das extremidades) geralmente revertem esses sintomas. 4. Erupção cutânea e/ou dermatite esfoliativa podem ocasionalmente ocorrer. 5. Náuseas e vômitos são pouco comuns.

Posologia

A dosagem recomendada é de 20 a 120 mg diários em doses divididas em duas ou três tomadas. A maioria dos pacientes requer uma dosagem na faixa de 40 a 60 mg por dia. Recomenda-se inicialmente 10 a 20 mg diários para os pacientes que nunca receberam terapia profilática prévia c/ nitratos. Pacientes que faziam uso prévio de dinitrato de isossorbida como medicação profilática, podem receber diretamente a dosagem habitualmente terapêutica.

Informações

O 5-mononitrato de isossorbida, quimicamente designado 5-nitrato de 1,4:3,6-dianidro-D-glucitol, é um metabólito ativo do dinitrato de isossorbida, que também provoca o relaxamento da musculatura lisa dos vasos sanguíneos. O exato mecanismo de ação dos nitratos para o tratamento da angina pectoris não está completamente elucidado. Estas drogas parecem aliviar a angina pectoris clássica por exercer um efeito vasodilatador na capacitância venosa periférica e, em menor grau, nas arteríolas. Essas ações combinadas causam uma diminuição da pré-carga e pós-carga cardíaca. A pressão e o volume diastólico final do ventrículo esquerdo diminuem, resultando em uma redução no tamanho ventricular e na tensão de suas paredes. Conseqüentemente, a demanda de oxigênio do miocárdio decresce. Os nitratos podem causar redistribuição do fluxo sanguíneo coronariano para áreas isquêmicas, através da dilatação seletiva de vasos coronarianos maiores, secundária a uma isquemia miocárdica.

qüentemente, a demanda de oxigênio do miocárdio decresce. Os nitratos podem causar redistribuição do fluxo sanguíneo coronariano para áreas isquêmicas, através da dilatação seletiva de vasos coronarianos maiores, secundária a uma isquemia miocárdica.