Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Solvay

Apresentação

cx. c/ 6 comp. de 10 mg. fr. c/ 7 ml (Cada ml ou 20 gotas contém 10 mg)

Indicações

No tratamento das rinites, rinoconjuntivites ou conjuntivites de natureza alérgica, urticária, pruridos cutâneos e outras afecções alérgicas.

Contra-indicações

Nos casos de hipersensibilidade à cetirizina ou aos componentes da fórmula.

Advertências

Recomenda-se cautela no uso concomitante da cetirizina com fármacos depressores do Sistema Nervoso Central. Não há evidências de efeitos sobre o estado de alerta ou tempo de reação com a ingestão diária de até 20 ou 25 mg. De qualquer maneira, os pacientes que dirigem veículos ou manejam máquinas perigosas devem ser orientados para o possível risco e segurança.

Uso na gravidez

Não há evidências de efeito teratogênico nos estudos em animais. Mulheres grávidas não devem utilizar o produto. Mulheres que engravidarem durante o tratamento devem comunicar o médico, que decidirá sobre a interrupção do uso do medicamento. Lactação A cetirizina não é recomendada durante o aleitamento, pois é excretada no leite materno.

Interações medicamentosas

Não foram demonstradas interações com outras drogas até o momento. Estudos com diazepam e cimetidina não demonstraram interações com a cetirizina. O uso concomitante com drogas depressoras do SNC exige cuidado. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante o tratamento com o medicamento.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas, quando ocorrem, são de leve intensidade e transitórias e se manifestam por sonolência, cefaléia, tontura, boca seca, agitação e desconforto gastrintestinal. Em alguns pacientes podem ocorrer reações de hipersensibilidade, incluindo reações dérmicas e angioedema.

Posologia

Adultos - Comprimidos A posologia habitual para adultos e crianças com idade superior a 12 anos é de 1 comprimido ao dia via oral. Em pacientes com insuficiência renal a dose deve ser reduzida para meio comprimido ao dia. Adultos e crianças - Gotas Adultos e crianças a partir de 12 anos: 20 gotas (10 mg) uma vez ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas (5 mg) pela manhã e à noite. Crianças de 2 a 6 anos: a segurança do uso não está completamente estabelecida. Exclusivamente a critério médico, podem ser prescritas 5 gotas (2,5 mg) pela manhã e à noite. Até o presente momento, não existem dados que determinem a necessidade de se reduzir a dose nos pacientes idosos. Nos pacientes com insuficiência renal, a dose a ser administrada deve ser reduzida à metade da posologia usual.

Superdosagem

O principal sintoma é a sonolência acentuada. Deve ser realizada lavagem gástrica e adotadas medidas sintomáticas e de suporte com acompanhamento dos sinais vitais, em hospital. A superdosagem em crianças pode produzir agitação. Até o momento não se conhece antídoto específico para a cetirizina.

Características farmacológicas

Cetrizin® (dicloridrato de cetirizina) Solução oral (Gotas): possui um fraco odor acético (avinagrado). Cetrizin® (dicloridrato de cetirizina) Comprimidos Revestidos: não possui odor.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

até o presente momento, não há dados sobre efeitos colaterais específicos ou que determinem o ajuste de doses em pacientes idosos. Pacientes com insuficiência renal: em pacientes com insuficiência renal, a dose a ser administrada deve ser reduzida à metade da dosagem usual. Não exceda a dose recomendada pelo médico, principalmente se estiver dirigindo ou operando máquinas. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. “NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15-30°C), proteger da luz, calor e umidade.

Informações

O dicloridrato de cetirizina é uma droga anti-histamínica de efeito potente, durável e seletivo para os receptores H1 da histamina. Além do efeito antagonista sobre os receptores H1 da histamina, a cetirizina inibe a liberação da histamina e a migração dos eosinófilos, sem apresentar efeitos anti-colinérgicos e anti-serotonínicos significativos. A cetirizina diminui a hiper-reatividade brônquica provocada pela histamina no paciente asmático, bem como provoca alívio sintomático das reações de hipersensibilidade que incluem rinite e urticária crônica. A droga não apresenta efeitos adversos potencialmente significantes (principalmente sedação) sobre o Sistema Nervoso Central e o cardiovascular.

das reações de hipersensibilidade que incluem rinite e urticária crônica. A droga não apresenta efeitos adversos potencialmente significantes (principalmente sedação) sobre o Sistema Nervoso Central e o cardiovascular.