Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanofi

Apresentação

Past. cx. c/ 16 un. Cada past. contém: Cloreto de cetilpiridínio monoidratado . 1,34 mg

Indicações

PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) possui em sua composição o ingrediente ativo cloreto de cetilpiridínio que apresenta uma ação anti-séptica, auxiliando no combate aos germes da boca, promovendo uma sensação de alívio e conforto. É indicado na higiene oral, por apresentar um sabor refrescante, modificando o hálito, proporcionando sensação agradável e refrescante.

Contra-indicações

PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) é contra-indicado aos pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de cetilpiridínio, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. É também contra-indicado aos diabéticos, pois as PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) apresentam açúcar em sua composição.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Não há relato até o momento.

Posologia

Adultos e crianças acima de 6 anos de idade: dissolver 1 pastilha lentamente na boca , sem mastigar, a cada 2 horas, se necessário.

Informações

O cloreto de cetilpiridínio é um derivado do amônio quaternário com propriedades e usos similares aos outros detergentes do tipo catiônico. Corresponde ao cloreto de 1-hexadecilpiridínio. Neste tensoativo catiônico, o nitrogênio quaternário faz parte do anel heterocíclico. A ausência do grupo benzílico talvez explique sua menor toxicidade com relação a outros compostos do mesmo grupo. Seu modo de ação baseia-se nas propriedades tensoativas e anti-sépticas dos derivados do amônio quaternário em geral. É administrado na forma de pastilhas ou solução para o tratamento de pequenas infecções da boca e garganta. Conforme a concentração bactericida ou bacteriostática, há diminuição da tensão superficial e conseqüente permeabilização da membrana celular e, por isso, os microorganismos perdem a capacidade de manter seu equilíbrio no meio em que se vinham implantando e perecem. Este modo de ação pode também ser interpretado como uma intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica, provocando a ruptura do sistema iônico essencial à sobrevivência da célula.

. Este modo de ação pode também ser interpretado como uma intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica, provocando a ruptura do sistema iônico essencial à sobrevivência da célula.