As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
SanofiApresentação
Past. cx. c/ 16 un.
Cada past. contém:
Cloreto de cetilpiridínio monoidratado . 1,34 mgIndicações
PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) possui em sua composição o ingrediente ativo cloreto de cetilpiridínio que apresenta uma ação anti-séptica, auxiliando no combate aos germes da boca, promovendo uma sensação de alívio e conforto.
É indicado na higiene oral, por apresentar um sabor refrescante, modificando o hálito, proporcionando sensação agradável e refrescante.Contra-indicações
PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) é contra-indicado aos pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de cetilpiridínio, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. É também contra-indicado aos diabéticos, pois as PASTILHAS CEPACOL (Cloreto de cetilpiridínio) apresentam açúcar em sua composição.Reações adversas / Efeitos colaterais
Não há relato até o momento.Posologia
Adultos e crianças acima de 6 anos de idade: dissolver 1 pastilha lentamente na boca , sem mastigar, a cada 2 horas, se necessário.Informações
O cloreto de cetilpiridínio é um derivado do amônio quaternário com propriedades e usos similares aos outros detergentes do tipo catiônico. Corresponde ao cloreto de 1-hexadecilpiridínio. Neste tensoativo catiônico, o nitrogênio quaternário faz parte do anel heterocíclico. A ausência do grupo benzílico talvez explique sua menor toxicidade com relação a outros compostos do mesmo grupo.
Seu modo de ação baseia-se nas propriedades tensoativas e anti-sépticas dos derivados do amônio quaternário em geral. É administrado na forma de pastilhas ou solução para o tratamento de pequenas infecções da boca e garganta.
Conforme a concentração bactericida ou bacteriostática, há diminuição da tensão superficial e conseqüente permeabilização da membrana celular e, por isso, os microorganismos perdem a capacidade de manter seu equilíbrio no meio em que se vinham implantando e perecem. Este modo de ação pode também ser interpretado como uma intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica, provocando a ruptura do sistema iônico essencial à sobrevivência da célula.. Este modo de ação pode também ser interpretado como uma intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica, provocando a ruptura do sistema iônico essencial à sobrevivência da célula.