As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
MerckApresentação
Cebion 1 g
Comprimidos efervescentes - Embalagens contendo 10 ou 20
comprimidos efervescentes.
Cebion Gotas
Solução 100 mg/ml - Embalagens contendo 30 ml.
Cebion Glicose
Granulado - Embalagens contendo 10 ou 50 envelopes.Indicações
Para rápida correção de estados carenciais de vitamina C; como estimulante das defesas orgânicas nas épocas de maior perigo de infecção; para suprir o aumento das necessidades que ocorrem em estados normais (gestação, lactação, atividade desportiva, trabalho intenso) e patológicos (doenças infecciosas e estados febris).Contra-indicações
Litíase urinária oxálica e úrica; insuficiência renal; hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.Advertências
Pacientes diabéticos, hipoglicêmicos, hipertensos e cardíacos
devem procurar orientação médica antes de tomar Cebion,
por causa de seu conteúdo de hidratos de carbono e sódio.
Em pacientes submetidos a dietas hipoglicídicas e/ou
hipossódicas é necessário considerar que cada comprimido
de Cebion 1 g contém 0,9758 g de sacarose e 0,2787 g de
sódio; cada envelope Glicose contém 8,767 g de
hidratos de carbono (sacarose e glicose) e 0,0115 g de sódio.
Cebion Gotas não apresenta nenhuma restrição neste caso,
por não conter sódio nem sacarose em sua composição.Uso na gravidez
Cebion pode ser usado na gravidez e durante a amamentação, quando houver necessidade de um maior suprimento de vitamina C.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se está amamentando.Interações medicamentosas
O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade
diária do ácido ascórbico; com deferoxamina, pode
potencializar os efeitos tóxicos pelo ferro nos tecidos; com
salicilatos, pode aumentar a excreção urinária do ácido
ascórbico.Reações adversas / Efeitos colaterais
As reações adversas, pouco freqüentes e de pequena intensidade, compreendem queixas de perturbações digestivas, principalmente diarréia, pirose, aumento da diurese, náuseas e
vômitos. O uso de doses elevadas de vitamina C, por tempo prolongado, pode ocasionar o escorbuto de rebote.
Em pacientes predispostos, o uso de doses de vitamina C superiores a 1 g/dia pode desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou úrica.
Cebion não deve ser tomado por pessoas com cálculos renais ou com insuficiência renal ou alergia a qualquer um dos excipientes.
Cebion é um produto bem tolerado. Em algumas pessoas podem ocorrer transtornos gastrintestinais (azia, diarréia, enjôo e vômitos) de pequena intensidade.
Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de vitamina C pode ocasionar cálculos urinários de oxalato ou urato.
A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina.
Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes.
É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.Posologia
Cebion Gotas - 100 mg/ml
1 ml corresponde a aproximadamente 20 gotas.
Cada gota contém aproximadamente 5 mg de Vitamina C.
Lactentes - até 300 mg (60 gotas ao dia); crianças maiores até
1000 mg (200 gotas) ao dia; adultos 1000 mg (200 gotas) ao
dia.
Cebion 1 g - um comprimido efervescente ao dia, dissolvido
em água.
Cebion Glicose - tomar, dissolvido em água, o conteúdo de
um envelope ao dia.
Doses superiores às recomendadas só devem ser tomadas por
indicação médica.Superdosagem
Não existem relatos de intoxicação por superdose da vitamina C. Em caso de reações adversas, suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar medicação sintomática.Informações
A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas supra-renais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de drogas; metabolismo da tirosina.
A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas.
A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoéticos e os vasos sangüíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico).
O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em conseqüência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.
A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc.).
A vitamina C associada à glicose, em Cebion Glicose, assegura melhor aproveitamento do oxigênio, bem como a normalização das funções musculares e nervosas. A glicose é a mais importante fonte de energia, capaz de restituir rapidamente as quantidades gastas pelo organismo durante exercícios físicos ou atividades musculares e nervosas.a normalização das funções musculares e nervosas. A glicose é a mais importante fonte de energia, capaz de restituir rapidamente as quantidades gastas pelo organismo durante exercícios físicos ou atividades musculares e nervosas.