Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Merck

Apresentação

compr. efervescente emb. c/ 10 un.

Indicações

Correção de estados carenciais de vitamina C e cálcio; como estimulante das defesas orgânicas nas épocas de maior perigo de infecção; atendimento das necessidades aumentadas de vitamina C e/ou cálcio, que ocorrem em estados normais (gestação, lactação, crescimento, atividade desportiva, trabalho intenso) e patológicos (doenças infecciosas, convalescença).

Contra-indicações

Hipercalcemia, hipercalciúria, insuficiência renal, litíase urinária, reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do produto.

Advertências

Em pacientes submetidos a dietas hipoglicídicas e hipossódicas, é necessário considerar que cada comprimido contém 0,523 g de sacarose e 0,257 g de sódio.

Uso na gravidez

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu médico se está amamentando.

Interações medicamentosas

Cebion Cálcio não deve ser tomado por pacientes que estejam usando glicosídios cardíacos, uma vez que o cálcio aumenta a toxicidade desses agentes. O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade diária de vitamina C. O cálcio pode prejudicar a absorção de ferro e tetraciclina. Por essa razão, recomenda-se tomar Cebion Cálcio 2 ou 3 horas antes ou depois de medicamentos contendo essas substâncias. O uso com salicilatos pode aumentar a excreção urinária de vitamina C.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas, pouco freqüentes e de pequena intensidade, compreendem queixas de perturbações digestivas, principalmente diarréia e pirose, aumento da diurese, náuseas e vômitos. Em pacientes predispostos, o uso de doses de vitamina C superiores a 1 grama/dia pode desencadear aparição de litíase oxálica ou úrica e o uso do cálcio, litíase cálcica. A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina. Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.

Posologia

De um a dois comprimidos efervescentes ao dia. Dissolver o comprimido em meio copo com água e beber imediatamente após o término da diluição.

Superdosagem

Em caso de reações adversas, suspender o uso do medicamento e, se necessário, utilizar medicação sintomática. Não existem relatos de intoxicação por superdose da vitamina C. A utilização de sais de cálcio em doses excessivas e por tempo prolongado pode ocasionar intoxicação, que se manifesta por sede, poliúria, polidipsia, náuseas, vômitos, desidratação, hipertensão arterial, alterações vasomotoras e constipação. Em crianças pode haver parada no crescimento e do desenvolvimento ponderal, antes de surgir qualquer um dos sinais ou sintomas anteriormente descritos. O tratamento compreende interrupção da administração do cálcio, hidratação e, dependendo da gravidade do caso, utilização isolada ou associada de diuréticos, corticóides, calcitonina e diálise.

mas anteriormente descritos. O tratamento compreende interrupção da administração do cálcio, hidratação e, dependendo da gravidade do caso, utilização isolada ou associada de diuréticos, corticóides, calcitonina e diálise.