Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Allergan

Apresentação

Clarvisol (pirenoxina sódica) é uma solução oftálmica de preparação extemporânea, apresentado em embalagem contendo um comprimido, que deverá ser dissolvido no ato da utilização do produto, e 1 frasco plástico conta-gotas contendo 15 ml de veículo.

Indicações

No tratamento e prevenção do progresso da catarata. No pós-operatório das cirurgias extracapsulares da catarata, isto é, naquelas em que ficaram resíduos do cristalino após o ato cirúrgico. Na terapêutica das cataratas traumáticas.

Contra-indicações

Não são conhecidas contra-indicações a pirenoxina sódica, contudo Clarvisol está contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da formulação.

Advertências

Não são necessárias medidas de precaução especiais para o uso deste produto.

Uso na gravidez

informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Podem ocorrer ceratite superficial difusa, blefarite marginal, hiperemia conjuntival, ardência ou prurido ocular.

Posologia

Preparação da solução: coloque o comprimido no frasco conta-gotas, que contém 15 ml de veículo especial e agite até a completa dissolução. Obtém-se uma solução amarelada, transparente, pronta para uso tópico ocular (vide instruções de uso). Instile 1 ou 2 gotas em cada olho, 6 vezes por dia (com intervalos regulares de tempo ou a critério médico).

Superdosagem

Em geral, as superdosagens não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente, for ingerido, beber bastante líquido para diluir, ou procurar orientação médica.

Informações

COMPOSIÇÕES COMPRIMIDO Cada comprimido contém: 0,85 mg de pirenoxina sódica (equivalente a 0,75 mg de pirenoxina) Excipientes: taurina, ácido bórico, povidona e álcool etílico. VEÍCULO Cada frasco contém: 15 ml de veículo constituído de cloreto de potássio, edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, borato de sódio, ácido bórico, água purificada q.s.p. A catarata é uma afecção ocular que se caracteriza pela opacificação progressiva do cristalino, provocando declínio da acuidade visual. Embora vários tipos de catarata sejam conhecidos, a catarata senil é a mais prevalente. De acordo com a teoria formulada por Ogino e cols., a catarata ocorre quando as proteínas do cristalino, normalmente solúveis em água, tornam-se insolúveis devido à ação de substâncias quinóides, produzidas pelo metabolismo defeituoso de certos aminoácidos cíclicos (triptófano, tirosina, etc.). Devido a sua grande afinidade com os radicais - SH, existentes em diversas proteínas, a pirenoxina sódica forma complexos solúveis com as proteínas do cristalino, inibindo competitivamente a ação dos quinóides e impedindo a progressão da catarata.

com os radicais - SH, existentes em diversas proteínas, a pirenoxina sódica forma complexos solúveis com as proteínas do cristalino, inibindo competitivamente a ação dos quinóides e impedindo a progressão da catarata.