Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Libbs

Apresentação

compr. 10 ou 20 mg cx. c/ 20 ou 30 un.

Indicações

Hipertensão arterial leve e moderada, como vasodilatador no tratamento da insuficiência coronária aguda e crônica, angina do peito e pós-infarto do miocárdio.

Contra-indicações

Em pacientes hipersensíveis a nitrendipino, durante a gravidez e no período da lactação.

Advertências

Caltren (nitrendipino) deve ser utilizado somente em adultos. A interrupção abrupta do tratamento pode levar ao efeito rebote. A ingestão concomitante de bebidas alcoólicas pode comprometer a capacidade de reação. Nos indivíduos idosos, nos portadores de insuficiência hepática e naqueles que já foram tratados com anti-hipertensivos, iniciar o tratamento com doses menores de nitrendipino (conforme posologia).

Uso na gravidez

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Interações medicamentosas

O efeito anti-hipertensivo (nitrendipino) pode ser potencializado por outras drogas anti-hipertensivas, por exemplo, beta-bloqueadores. Tratamento com glicosídeos cardíacos pode ser indicado e/ou continuado durante a administração de Caltren (nitrendipino), embora em alguns casos, tenha sido observada concentração sérica aumentada de glicosídeos, sendo, portanto, conveniente observar a ocorrência de sintomas de uma superdosagem de digoxina. O efeito anti-hipertensivo (nitrendipino) pode ser potencializado pela administração de outros antagonistas de cálcio.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Em doses elevadas, o nitrendipino pode originar aumento da freqüência e do débito cardíaco. Rubor e cefaléia podem ocorrer durante o tratamento prolongado, que desaparecem espontaneamente, sem neces sidade de interrupção do tratamento. Edema de membros inferiores pode ocorrer devido a dilatação dos vasos e não a uma descompensação car dí a ca e/ou insuficiência renal. Em pacientes portadores de hiperatividade adrenérgica, a administração de doses elevadas de nitrendipino deverá ser associada a beta-bloqueador. As reações ocorrem principalmente no início do tratamento e são transitórias. Raramente podem ocorrer náuseas, tontura, cansaço, reações cutâneas e palpitações.

Posologia

A dosagem deve ser orientada de acordo com a gravidade da doença em cada caso individual. Recomenda-se iniciar o tratamento com 10 mg ou 20 mg pela manhã, após o desjejum. Se o efeito anti-hipertensivo não for satisfatório, a dose poderá ser aumentada para um comprimido de 20 mg pela manhã e um (20 mg) à noite. Depois de 2 a 4 semanas é freqüentemente possível reduzir a dosagem.

Superdosagem

Lavagem gástrica e acompanhamento em unidade de tratamento intensivo. Em caso de intoxicação aguda, uma perfusão de gluconato de cálcio parece ser indicada.

Informações

Nitrendipino é um inibidor dos canais lentos de cálcio que atua com uma acentuada e uniforme ação vasodilatadora e anti-hipertensiva. É rapidamente absorvido, atingindo níveis plasmáticos em 30 minutos.

ndicada.

Caltren - Informações

Nitrendipino é um inibidor dos canais lentos de cálcio que atua com uma acentuada e uniforme ação vasodilatadora e anti-hipertensiva. É rapidamente absorvido, atingindo níveis plasmáticos em 30 minutos.