Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanofi

Apresentação

Estojo c/ 7 fr.. Cada fr. libera uma dose, que contém 100 U.I. de calcitonina sintética de salmão.

Indicações

Osteoporose pós-menopausa: Estudos baseados na determinação do cálcio orgânico total indicaram que ser o Calsynar (Calcitonina sintética de salmão) é eficiente na prevenção da perda progressiva da massa óssea; no tratamento da osteoporose pós-menopausa associado a uma ingestão adequada de vitamina D e suplementação de cálcio. Doença de Paget: Demonstrou-se que o tratamento é útil tanto para dor óssea quanto para as síndromes de compressão nervosa devidas à doença da coluna vertebral e/ou crânio e também para as hipercalcemias de imobilização. Hipercalcemia: Calsynar (Calcitonina sintética de salmão) associado a outros agentes é indicado no tratamento precoce das emergências hipercalcêmicas, enquanto não se estabelece a terapia específica da doença básica. A ação hipocalcemiante da calcitonina é usualmente rápida, sendo maior na hipercalcemia devido a uma reciclagem óssea aumentada, como a da doença de Paget e da tireotoxicose. O tratamento é útil também na hipercalcemia da neoplasia maligna, intoxicações por Vitamina D, imobilização e hiperparatireoidismo. A calcitonina é particularmente útil em pacientes hipercalcêmicos com insuficiência renal ou cardíaca concomitante. Dor óssea associada com osteoporose: Há trabalhos mostrando eficácia da calcitonina de salmão no alívio das dores ósseas de pacientes com osteólise devido a metástases ósseas.

Contra-indicações

O emprego (Calcitonina sintética de salmão) é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à calcitonina ou a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Podem ocorrer reações nasais em casos excepcionais (secura, vermelhidão, escaras nasais, irritação). Em caso de ulceração, o tratamento deve ser descontinuado temporariamente até que ocorra cura. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade localizadas ou generalizadas. Vermelhidão da pele (facial ou na parte superior do corpo) foi relatada principalmente com a calcitonina de salmão injetável e excepcionalmente com a calcitonina de salmão via nasal. Estas não são consideradas reações alérgicas e são geralmente observadas 10 a 20 minutos após a administração. Casos excepcionais de náusea ou vômito (1%) também foram relatados. Pacientes em terapia crônica podem desenvolver anticorpos à calcitonina de salmão. Entretanto, a eficácia clínica do medicamento geralmente não é afetada.

Posologia

Doença de Paget: Calsynar (Calcitonina sintética de salmão) Intranasal: são usados esquemas posológicos que vão de 100 UI três vezes por semana a 100 UI diariamente em dose única. Osteoporose pós-menopausa: 100 UI/ dia, associados à suplementação de cálcio (1 g a 1,5 g/dia) e vitamina D. Hipercalcemia de etiologias diversas: Calsynar (Calcitonina sintética de salmão) Intranasal: 200 a 400 UI diariamente, em doses divididas. Dor óssea associada com Osteoporose: Calsynar (Calcitonina sintética de salmão) Intranasal: 100 a 200 UI por dia ou em dias alternados.

Informações

A ação primária da calcitonina ocorre nos ossos. O efeito principal da calcitonina de salmão é a inibição da reabsorção óssea (principalmente pelo decréscimo no número e atividade dos osteoclastos), porém também melhora agudamente a formação óssea, diminui a remodelação e dor ósseas, sendo que o mecanismo deste último é multifatorial. A potência da calcitonina de salmão foi demonstrada como sendo 50 vezes maior do que a calcitonina humana quando comparada em relação ao peso, tendo a calcitonina de salmão uma duração de ação mais longa.

lcitonina de salmão foi demonstrada como sendo 50 vezes maior do que a calcitonina humana quando comparada em relação ao peso, tendo a calcitonina de salmão uma duração de ação mais longa.