Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Solvay

Apresentação

Burinax compr. 1,0 mg: caixas c/ 20 compr.

Indicações

Todas as formas de edema de origem cardíaca, renal e hepática. Está também indicado no tratamento da hipertensão arterial.

Contra-indicações

Hipersensibilidade à droga; na anúria completa; no coma hepático e na depleção eletrolítica grave. Uso na gravidez e lactação Estudos experimentais em ratos, camundongos, coelhos e hamsters demonstraram que a bumetanida não teve efeitos teratogênicos e sobre a sobrevivência dos fetos, a não ser em doses que variaram de 3,4 a 3400 vezes a dose máxima humana. O pequeno número de estudos em seres humanos não tem indicado qualquer efeito adverso para o feto, mas Burinax não deve ser administrado no 1º quadrimestre da gravidez e, após isso, apenas quando, a critério médico, os benefícios superarem o risco potencial ao feto.

Advertências

Como com os demais diuréticos de alça, usar com cautela em pacientes com disfunção hepática ou renal e distúrbios graves do metabolismo eletrolítico. Pacientes submetidos a tratamentos prolongados deverão receber doses suplementares de potássio, especialmente naqueles com tratamento digitálico concomitante. Não usar lítio e drogas ototóxicas ou nefrotóxicas associadas (vide item INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).

Uso na gravidez

Estudos experimentais em ratos, camundongos, coelhos e hamsters demonstraram que a bumetanida não teve efeitos teratogênicos e sobre a sobrevivência dos fetos, a não ser em doses que variaram de 3,4 a 3400 vezes a dose máxima humana. O pequeno número de estudos em seres humanos não tem indicado qualquer efeito adverso para o feto, mas Burinax não deve ser administrado no 1º quadrimestre da gravidez e, após isso, apenas quando, a critério médico, os benefícios superarem o risco potencial ao feto.

Interações medicamentosas

A probenecida e a indometacina reduzem a ação diurética da bumetanida. A bumetanida aumenta a toxicidade do lítio, assim como a nefrotoxicidade das cefalosporinas e a ototoxicidade dos aminoglicosídeos. Aumenta o efeito dos anti-hipertensivos e dos bloqueadores neuromusculares. Os antiinflamatórios reduzem os efeitos diuréticos da bumetanida. Não foi demonstrada interação com digoxina e com os anticoagulantes.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Têm sido descritos, com incidência de 0,2 a 1,0%, câimbras musculares, tonturas, cefaléia e vômitos. Também têm sido descritos, com incidência ainda menor, náuseas, prurido, fraqueza abdominal e erupções cutâneas. Muito mais raramente, têm sido descritos diarréia, sudorese, dolorimento mamilar, ejaculação precoce e dificuldades em manter a ereção, assim como hiperuricemia.

Posologia

A dose habitual é de 0,5 a 1,0 mg por dia. Conforme o grau do edema e segundo o quadro clínico, esta dose poderá ser alterada a critério médico.

Superdosagem

Dose excessiva pode conduzir à depleção profunda de água, volume e eletrólitos com colapso circulatório e risco de trombose e embolia. O tratamento consiste na reposição adequada de líquidos, volume e eletrólitos.

Características farmacológicas

A bumetanida é um diurético de alça de rápido início e curta duração de ação, que age inibindo a reabsorção do cloro e sódio no ramo ascendente da alça de Henle, demonstrada pela redução do “clearance” de água livre na hidratação e da reabsorção de água livre na hidropenia. A excreção do potássio é doserelacionada. A bumetanida também produz fosfatúria, talvez por uma ação no túbulo proximal não relacionada à inibição da anidrase carbônica e, ainda, diminui a excreção de ácido úrico. Sua ação diurética inicia-se cerca de 30 minutos após a administração oral, atinge um máximo ao redor de uma hora e meia e está completa entre 4 e 6 horas.

Resultados de eficácia

a bumetanida é um diurético salurético, isto é, uma substância que aumenta o volume da urina eliminado por dia, assim como aumenta a excreção de sais pelos rins. Seu principal mecanismo de ação é a inibição da reabsorção tubular renal de sódio e cloro na alça de Henle. Também causa aumento na excreção urinária de potássio e de fosfato e reduz a de ácido úrico. A diurese inicia-se aos 30 minutos após ingestão oral, alcançando nível máximo em 1 a 2 horas e completando-se em 4 horas.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

As doses para crianças e idosos não estão bem estabelecidas, ficando a critério médico.

Armazenagem

manter em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC),

Informações

A bumetanida é um diurético de alça de rápido início e curta duração de ação, que age inibindo a reabsorção do cloro e sódio no ramo ascendente da alça de Henle, demonstrada pela redução do clearance- de água livre na hidratação e da reabsorção de água livre na hidropenia. A excreção do potássio é dose-relacionada. A bumetanida também produz fosfatúria, talvez por uma ação no túbulo proximal não relacionada à inibição da anidrase carbônica e, ainda, diminui a excreção de ácido úrico. Sua ação diurética inicia-se cerca de 30 minutos após a administração oral, atinge um máximo ao redor de uma hora e meia e está completa entre 4 e 6 horas.

nica e, ainda, diminui a excreção de ácido úrico. Sua ação diurética inicia-se cerca de 30 minutos após a administração oral, atinge um máximo ao redor de uma hora e meia e está completa entre 4 e 6 horas.