Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

União Química

Referência

Alendronato sódico

Apresentação

compr.: cx. c/ 15 e 30 compr. Cada comp. contém: Alendronato sódico triidratado (equivalente a 10 mg de ácido alendrônico) 13,06 mg

Contra-indicações

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula; hipocalcemia; insuficiência renal grave; distúrbios no metabolismo do cálcio; deficiência de vitamina D; anormalidades do esôfago que retardam seu esvaziamento (como estenose ou acalasia); impossibilidade de permanecer em pé ou sentado ao menos por 30 minutos após a ingestão.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Em geral, as reações adversas são leves e transitórias, não requerendo a suspensão do medicamento. Somente cerca de 4% de pacientes recebendo alendronato sódico tiveram que interromper o tratam. em função dos efeitos colaterais. As reações adversas mais freqüentes foram as gastrintestinais, principalmente dores abdominais, disfagia, náuseas, constipação, diarréia, flatulência, úlcera esofagiana e também dores musculoesqueléticas e cefaléias.

Posologia

Bonalen deve ser tomado pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, somente com água. Outras bebidas (inclusive água mineral), alimentos e alguns medicamentos podem reduzir a absorção de alendronato sódico (ver Interações medicamentosas). Para facilitar a chegada ao estômago e reduzir o potencial de irritação esofagiana, Bonalen deve ser tomado após o levantar, com um copo cheio de água e o paciente não deve deitar-se por pelo menos 30 minutos e até após a primeira refeição do dia. Bonalen não deve ser ingerido na hora de dormir ou antes de se levantar. Não seguir estas instruções pode aumentar o risco de ocorrência de experiências adversas no esôfago (ver Precauções). A dose recomendada é de 1 comp. 10 mg/dia. Pacientes idosos ou com insuficiência renal leve a moderada (clearance de creatinina de 35 a 60 ml/min): Não é necessário ajuste posológico. Pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 35 ml/min): Não é recomendada a administração de alendronato sódico. Pacientes com osteoporose devem receber na alimentação quantidades adequadas de cálcio, conforme orientação médica.

a administração de alendronato sódico. Pacientes com osteoporose devem receber na alimentação quantidades adequadas de cálcio, conforme orientação médica.