As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
FqmReferência
Betametasona Compr.Apresentação
compr. 0,5 mg cx. c/ 16 unContra-indicações
Infecções sistêmicas (exceto quando administrada terapia antiinfecciosa específica); Imunização com vírus vivo; Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.Reações adversas / Efeitos colaterais
O tratamento prolongado com corticosteróides em altas doses pode ocasionalmente estar associado a catarata subcapsular, adelgaçamento da pele, osteoporose e glaucoma. Podem também ocorrer sinais de hipercorticoidismo, tais como uma supressão do eixo HHA.
Após prolongada terapia com corticosteróide ou após curtos períodos repetidos de terapia envolvendo altas doses da droga, pode ocorrer osteonecrose asséptica, particularmente da cabeça do fêmur.
Há possibilidade de desenvolvimento, ou o agravamento de ulceração péptica.
Em crianças, a terapia prolongada com corticosteróides pode retardar o crescimento.
Em pacientes sob terapia de longa duração pode ocorrer alteração do balanço fluido eletrolítico.
Outros raros efeitos adversos têm sido relatados e incluem hipertensão intracraniana benigna e instabilidade psíquica.Posologia
Deve ser empregada a menor dose capaz de produzir o efeito desejado. A redução da dosagem deverá ser feita gradativamente. Nos tratamentos prolongados pode ser necessário aumentar temporariamente a dose, durante períodos de estresse ou de exacerbação da doença.
Adultos: A dose depende da natureza da doença, de sua gravidade e da resposta clínica. Apenas como guia de tratamento, recomenda-se o seguinte esquema: tratamento a curto prazo: 2-3 mg diários nos primeiros dias, reduzindo-se subseqüentemente a dose diária em 0,25 ou em 0,5 mg a cada 2-5 dias, dependendo da resposta.
Artrite reumatóide: 0,5 - 2 mg por dia. Para o tratamento de manutenção deverá ser utilizada a menor dose eficaz.
Para a maioria das condições: A dose diária de 1,5 a 5,0 mg, por período de uma a três semanas, costuma ser satisfatória, seguida de redução gradativa até a posologia mínima eficaz. Doses mais elevadas poderão ser necessárias para doenças do colágeno e colite ulcerativa.
Crianças: São geralmente empregadas frações das posologias para adultos (por exemplo, 75% para crianças de 12 anos, 50% para as de 7 anos e 25% para as de 1 ano), devendo-se contudo considerar criteriosamente os fatores clínicos. para as de 7 anos e 25% para as de 1 ano), devendo-se contudo considerar criteriosamente os fatores clínicos.