Farmasa

emb. c/ 4 e 8 compr. de 500 mg.

O Amplium está indicado no tratam. de infecções do aparelho geniturinário da mulher e do homem causadas por Trichomonas vaginalis, assim como no tratam. da giardíase, amebíase intestinal e infecções por anaeróbios. Nas infecções anaeróbicas, é usado tanto na prevenção de infecções pós-operatórias (cirurgias gastrointestinais e ginecológicas) como no tratam. de infecções intraperitoniais, ginecológicas, respiratórias, septicemia e infecções da ferida cirúrgica.

Pacientes c/ história de discrasias sanguíneas ou portadores de doenças do sistema nervoso central. Está igualmente contra-indicado em pacientes c/ conhecida hipersensibilidade à droga. Em geral são pouco freqüentes, leves e transitórias: náusea, vômito, anorexia, diarréia, sensação de sabor metálico; muito raramente ocorrem rash cutâneo, prurido, urticária, edema angioneurótico e leucopenia transitória, cefaléia, fadiga, língua pilosa e urina escura.

Na tricomoníase e giardíase: 4 compr. de 500 mg em dose única. Na amebíase intestinal: 4 compr. de 500 mg, em dose única, por 2 dias consecutivos. Nas infecções anaeróbicas: 4 compr. de 500 mg no primeiro dia e, a seguir, 2 compr. por dia durante 5 ou 6 dias, ou a critério médico. Na profilaxia de infecções pós-operatórias, dose única de 4 compr. aproximadamente 12 horas antes da cirurgia. Os compr. convém sejam administrados durante ou após uma refeição.

O Amplium é rápida e completamente absorvido após administração oral. Os níveis séricos máximos ocorrem em aproximadamente 2 horas, sendo sua meia-vida de 12 a 14 horas. O tinidazol é excretado principalmente pelos rins e, em menor extensão, pelas fezes. Em pacientes c/ insuficiência renal as características farmacocinéticas não são acentuadamente alteradas, em comparação c/ as de voluntários sadios, o que permite manter a dose do tinidazol, mesmo em pacientes c/ esta patologia. Sua ligação protéica é de aproximadamente 12%. Após administração, o tinidazol se distribui por vários tecidos e líquidos orgânicos, inclusive o L.C.R. A ação do Amplium contra bactérias anaeróbicas e protozoários é devida à sua penetração na célula do microorganismo, c/ subsequente dano aos cordões de DNA ou inibição de sua síntese. O Amplium é ativo contra protozoários e bactérias anaeróbicas. Sua atividade antiprotozoário envolve Trichomonas vaginalis, Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Entre as bactérias anaeróbicas sensíveis ao tinidazol temos Bacteroides fragilis, Bacteroides melaninogenicus, Bacteroides sp, Gardnerella vaginalis, Clostridium sp, Eubacterium sp, Fusobacterium sp, Peptococcus sp e Verllonella sp. É igualmente eficaz contra a bactéria Helicobacter pylori. A cura clínica e parasitológica da Tricomoníase é obtida em elevada percentagem quando a mulher e o seu parceiro são tratados concomitantemente.