Bergamo

Referência

Ampicilina

Ampicilin 500 mg - emb. c/ 08 cáps. compr.: Ampicilin 500 mg - emb. c/ 10 e 500 compr. Ampicilin 250 mg/5 ml - 60 ml

Ampicilin é contra-indicado em infecções causadas por microrganismos produtores de penicilinase e em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à penicilina ou a qualquer componente da fórmula, bem c omo às cefalosporinas devido ao risco de reação alérgica cruzada.

Nos indivíduos hipersensíveis às penicilinas podem ocorrer as seguintes reações adversas: SNC: dor de cabeça, febre e fadiga. Genitourinário: disúria derm.: erupção cutânea, coceira Gastrointestinal: diarréia, náuseas, vômito, glossite, candidíase oral, colite pseudomembranosa, estomatite e enterocolite. Renal: Nefrite intersticial Outros: candidíase, reações de hipersensibilidade. Reações de hipersensibilidade: Eritema maculopapular, eritema multiforme, urticária, dermatite esfoliativa e anafilaxia. Hematológicas e linfáticas: púrpura trombocitopênica, eosinofilia, leucopenia, agranulocitose, neutropenia e anemia hemolítica. Hepáticas: elevações moderada na TGO tem sido ocasionalmente relatada, especialmente em crianças.

A dosagem dependerá da severidade da doença, a idade do paciente e função renal. A dose deve ser reduzida em casos de insuficiência renal severa. É recomendado que Ampicilin seja tomado pelo menos 30 minutos antes ou 2 horas após as refeições. Adultos e adolescentes: A dose usual no tratamento de infecções devido a organismos Gram-negativos e H. influenzae é 250 a 500 mg a cada 6 horas e, para infecções dos tratos gastrointestinais e urinários devido a organismos Gram-negativos, 500 a 750 mg a cada 8 horas. Gonorréia: 2 a 3,5 g e 1 g de probenecida simultaneamente como dose única. Febre tifóide: 25 mg/kg de peso corporal a cada 6 horas. Limite de prescrição em adultos: até 4 g diários. Crianças até 20 kg: 12,5 a 25 mg/kg de peso corporal a cada 6 horas; ou Ampicilin suspensão a cada 8 horas na dosagem de 16,7 a 33,3 mg/kg de peso corporal. Crianças acima de 25 kg: 250 a 500 mg a cada 6 horas (suspensão ou comprimido) NOTA: Alguns lactentes e crianças podem necessitar até 200 mg/kg de peso corporal diários divididos em varias tomadas, dependendo do tipo e gravidade da infecção. As doses aconselhadas podem ser, sob orientação médica, aumentadas de acordo com o caso clínico. Recomendações para Reconstituição da Suspensão Oral: Adicione água filtrada até a marca (seta) localizada na parte lateral do rótulo, tampe e agite bem o frasco. Deixe-o em repouso até o desaparecimento da espuma. Verifique o volume e adicione novamente, água filtrada até a marca (seta) e agite. Repita a operação se necessário até que coincida o volume com a marca (seta). Após, o produto estará pronto para o uso. Agite o frasco antes de cada administração Doses menores que as recomendadas não devem ser utilizadas. Em infecções graves o tratamento poderá ter que prolongar-se por várias semanas, e mesmo doses mais elevadas poderão ser necessárias. Os pacientes devem continuar o tratamento pelo menos 48 horas após cessarem todos os sintomas ou tornarem-se negativas as culturas. As infecções por estreptococos hemolíticos requerem um mínimo de 10 dias de tratamento para evitar manifestações de febre reumática ou glomerulonefrite. Nas infecções crônicas das vias geniturinárias e gastrointestinais são necessárias freqüentes avaliações bacteriológicas e clínicas, assim como exames pós-tratamento, repetidos por vários meses para confirmação de cura bacteriológica.