As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
StiefelReferência
AmoxicilinaApresentação
125 mg/5 ml, 250 mg/5 ml e 500 mg/5 ml - emb. c/ fr. c/ pó para preparação extemporânea de susp. oral c/ 150 mlContra-indicações
Amoxi-ped é indicado no tratam. das infecções causadas por microorganismos sensíveis à ação da amoxicilina, incluindo Streptococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacterium, Clostridium, Bacillus anthracis, Erysipelothrix, Rhusiopathial e bactérias Gram-negativas, como Meningococcus, Gonococcus, Bordetella pertussis, Haemophilus influenzae e parainfluenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Salmonella e Shigella.Posologia
Adultos: para adultos, a posologia recomendada é de 250 mg a cada oito horas.
No caso de infecções graves ou infecções causadas por germes pouco sensíveis ou infecções do trato respiratório baixo, a dose habitual é de 500 mg a cada oito horas. Infecções graves ou persistentes podem requerer doses maiores da droga, que não devem ultrapassar a dose oral máxima recomendada (6 g/dia, em doses fracionadas). Gonorréia, infecções uretrais e anogenitais agudas, não complicadas em decorrência da Neisseria gonorrheae, não-produtoras de penicilinase: 3 g em dose única mais 1 g de probenecida, em dose única.
Crianças: a posologia infantil habitual é de 20 - 50 mg/kg/dia, em doses fracionadas a cada oito horas.
Crianças c/ mais de 8 kg de peso devem receber posologia adequada da susp. oral, sendo que os pacientes c/ até 20 kg de peso não devem ultrapassar a posologia recomendada para adultos. A partir de 20 kg de peso, é recomendável que a posologia infantil seja a mesma indicada para adultos.
No caso de infecções do trato respiratório baixo, infecções graves e infecções causadas por germes pouco sensíveis, a dose indicada é 40 mg/kg/dia, em doses fracionadas a cada oito horas.
Não devem ser administradas doses menores do que as acima recomendadas e, em certos casos, doses maiores serão necessárias.
No tratam. de infecções crônicas do trato urinário, são necessárias avaliações clínicas e bacteriológicas frequentes.
Nos casos de gonorréia c/ lesões suspeitas concomitantes de sífilis, deve ser feito exame de campo escuro, prévio à administração de amoxicilina e realizadas reações sorológicas mensais, durante pelo menos quatro meses.
O tratam., exceto no caso de gonorréia, deve ser mantido por, no mínimo, 48 a 72 horas, após a cessação dos sintomas ou evidência da erradicação do agente bacteriano. Em infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A é recomendável que o tratam. seja mantido durante, pelo menos, dez dias a fim de se prevenir a ocorrência de febre reumática aguda ou glomerulonefrite.
Infecções resistentes podem requerer tratamentos durante várias semanas ou mais. Alguns casos requerem avaliações clínicas e bacteriológicas por diversos meses após o término do tratam..
Em pacientes c/ insuficiência renal, a posologia deve ser adequada ao grau de insuficiência, gravidade da infecção e sensibilidade dos organismos causadores. Adultos c/ grau de filtração glomerular maior que 50 ml/minuto não requerem redução da dosagem, de 10 a 50 ml/minuto, a dose habitual deve ser administrada em intervalos de oito a doze horas, e menor que 10 ml/minuto, os pacientes podem receber a dose habitual a cada 24 horas. Em crianças c/ clearance de creatinina menor que 10 ml/minuto, o intervalo da dose é de 12 a 24 horas.
Pacientes que são submetidos a hemodiálise devem receber uma dose suplementar de amoxicilina, após cada sessão de diálise. Pacientes que são submetidos a diálise devem receber 250 mg de amoxicilina a cada 12 horas.
A posologia deve ser aumentada, a critério médico, nos casos de infecções graves.A posologia deve ser aumentada, a critério médico, nos casos de infecções graves.