Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Gross

Apresentação

sol. oral. fr. c/ 150 ml.

Indicações

No tratamento das anemias macrocíticas (deficiência da vitamina B 12) e ferroprivas (deficiência de ferro). Por seus componentes Hematiase B 12 é indicado como antianêmico geral, tônico e reconstituinte.

Contra-indicações

O produto está contra-indicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação.

Advertências

As vitaminas não devem ser usadas como substitutas de dietas variadas e equilibradas. - Deve-se ter cuidado especial em pacientes que possam desenvolver uma sobrecarga de ferro, bem como aqueles com hemocromatose, anemia hemolítica ou aplasia eritrocitária. No caso de falha na resposta ao tratamento, devem ser investigadas outras causas de anemia. - Não convém usar ferro durante o primeiro trimestre de gravidez. - A absorção do ferro é mais efetiva quando ingerido com estômago vazio; se houver irritações gastrointestinais, embora diminua a absorção, ingerir com alimentos. - Ingerir 1 hora antes ou 2 horas após a ingestão de ovos, café, chá, pães e biscoitos de farinha de trigo integral e cereais a fim de evitar a formação de complexos insolúveis que diminuam a absorção do ferro. - Recomenda-se não usar ferro suplementar oral se o paciente estiver recebendo ferro via parenteral. - A relação risco-benefício deve ser avaliada em situações clínicas como alcoolismo ativo ou remissivo, alergias, asma, comprometimento da função hepática, doenças infecciosas agudas renais, inflamação do trato intestinal (enterite, diverticulite, colite ulcerativa), úlcera péptica, artrite reumatóide, transfusões sanguíneas frequentes. - Recomenda-se a monitoração periódica quanto às concentrações plasmáticas de ferritina e ferro, hemoglobina, hematócrito, contagem de reticulócitos, capacidade total de ferro complexado, porcentagem de transferrina saturada. - Nas dietas em que esteja indicada a restrição ao uso de glicídios, deve-se levar em consideração que cada ml® contém 500 mg de açúcar. Este dado é particularmente importante nos casos de tratamento de pacientes diabéticos.

Uso na gravidez

"Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informar ao médico se está amamentando".

Interações medicamentosas

As formulações contendo potássio de liberação lenta, bem como os aminosalicilatos, colestiramina, colchicina e neomicina podem reduzir a absorção da vitamina B12 a partir do trato gastrointestinal. O ácido ascórbico pode degradar a vitamina B12. O uso simultâneo com cloranfenicol pode antagonizar a resposta hematopoiética à vitamina B12. O ferro forma quelato com a tetraciclina, diminuindo a absorção de ambos. A absorção do ferro é menor na presença de penicilamina e antiácidos. Pelas interações potenciais, convém separar por várias horas a administração de ferro e outros fármacos. O uso concomitante de ácido acetohidroxâmico diminui a absorção do ferro. O dimercaprol forma complexo tóxico com o ferro. O ferro pode impedir a absorção do etidronato oral; defasar suas ingestões em duas horas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

A vitamina B12 raramente provoca toxicidade em indivíduos com função renal normal. A intolerância aos preparados orais de ferro ocorre principalmente em função da quantidade de ferro solúvel presente no trato gastrintestinal e a fatores psicológicos. Pirose, náuseas, vômitos, mal-estar gástrico superior, constipação e diarréia. Com doses mais altas, são mais comuns náuseas e dor abdominal. Fezes escuras causadas pelo ferro. Hemocromatose, somente em pacientes com deficiência na absorção de ferro. Interferência em exames laboratoriais: Devido o uso de ferro, a concentração plasmática da bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes.

Posologia

Adultos: 3 a 4 colheres das de sobremesa por dia. Crianças: 2 a 3 colheres das de chá por dia, ou conforme prescrição médica. O tratamento deve ser prolongado até a normalização da fórmula sangüínea do paciente.

Características farmacológicas

Características Hematiase B12® é um medicamento constituído por cianocobalamina que determina um estímulo regenerador dos glóbulos vermelhos, cuja diminuição é notada em certos tipos de anemia. O citrato férrico amoniacal fornece os elementos necessários para a síntese no organismo, do conteúdo dos glóbulos vermelhos – a hemoglobina - cuja deficiência é também característica de certos tipos de anemia. A inclusão dessas substâncias num mesmo produto aumenta o seu rendimento pela potencialização de sua ação antianêmica e pela interação entre os seus diversos componentes. Farmacologia: A vitamina B12 age como coenzima em várias funções metabólicas, incluindo o metabolismo das gorduras, carboidratos e síntese das proteínas. É indispensável ao crescimento, reprodução celular, hematopoiese, e síntese de nucleoproteínas e mielina, devido ao seu efeito sobre o metabolismo de metionina, ácido fólico e ácido malônico. É absorvida com facilidade no trato gastrointestinal (exceto nas síndromes de má absorção), sobretudo na metade distal do íleo. A presença do fator intrínseco (FI) é essencial para sua absorção oral, pois ocorre a formação do complexo vitamina B12-FI no estômago, que passa para o intestino, local onde se liga aos receptores da vitamina B12 presentes na mucosa do íleo, sendo desta forma absorvida, passando à circulação. Sua ligação a proteínas é muito alta (proteínas plasmáticas específicas denominadas transcobalaminas). É metabolizada no fígado e eliminada pela via biliar. Quantidades superiores às necessidades diárias são excretadas pela urina. O ferro é um mineral essencial na formação fisiológica da hemoglobina; são necessárias quantidades adequadas para eritropoiese eficaz e capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Tem função semelhante na produção da mioglobina. É cofator de várias enzimas essenciais, incluindo o citocromo envolvido no transporte de elétrons. É necessário para o metabolismo de catecolaminas e para a funcionalidade dos neutrófilos. Por via oral, atravessa as células mucosas como ferro bivalente (ferroso), ligando-se à proteína transferrina; nesta forma complexada, é transportado para a medula óssea para a produção de hemácias.

Resultados de eficácia

Hematiase B12® é utilizado como medicação antianêmica. É um produto constituído pela cianocobalamina (vitamina B12) e pelo citrato férrico amoniacal, que em conjunto favorecem a regeneração dos glóbulos vermelhos, cuja diminuição é habitualmente notada em certos tipos de anemia.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR. Os pacientes idosos devem ter a dose administrada cuidadosamente, para evitar possível toxicidade.

Armazenagem

Evitar o calor excessivo (temperatura superior a 40ºC). Proteger da luz.

Informações

Hematiase B12 é um medicamento constituído por cianocobalamina e extrato hepático, que coadjuvada pelo extrato de mucosa gástrica, determina um estímulo regenerador dos glóbulos vermelhos, cuja diminuição é notada em certos tipos de anemia. O citrato férrico amoniacal fornece os elementos necessários para a síntese no organismo, do conteúdo dos glóbulos vermelhos - a hemoglobina cuja deficiência é a característica principal de outro grupo de anemias. A inclusão dessas substâncias num mesmo produto aumenta o seu rendimento pela potencialização de sua ação antianêmica e pela interação entre os seus diversos componentes. O extrato hepático, além de agir sinergicamente a cianocobalamina, no que diz respeito às anemias decorrentes da deficiência do fator de maturação dos glóbulos vermelhos, favorece ainda a absorção do ferro.

o de sua ação antianêmica e pela interação entre os seus diversos componentes. O extrato hepático, além de agir sinergicamente a cianocobalamina, no que diz respeito às anemias decorrentes da deficiência do fator de maturação dos glóbulos vermelhos, favorece ainda a absorção do ferro.