Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Sanofi

Apresentação

cx. c/ 1 fr.-ampola de 10, 15 ou 20 ml.

Indicações

Meio de contraste para ressonância magnética, para uso intravenoso. Omniscan não atravessa a barreira hematoencefálica normal. Não há experiência suficiente com Omniscan em crianças.

Contra-indicações

Hipersensibilidade aos componentes. Ainda não existem informações suficientes para recomendar uso em crianças ou em pacientes com função renal comprometida. O uso exige a presença de médico treinado. Observar intervalo de tempo adequado no caso de exames repetidos. Não utilizar em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Cautela em pacientes com anemia falciforme ou outras hemoglobinopatias.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Cerca de 1% a 3% de incidência de náusea, cefaléia, tontura. Com menos de 1% de incidência: sensação de calor, dor abdominal, diarréia, convulsões, parestesias, ansiedade, síncope, ataxia, sonolência, prurido, eritema, mialgia, insuficiência renal reversível.

Posologia

Não é necessária nenhuma preparação especial do paciente. Omniscan deve ser aspirado para dentro da seringa imediatamente antes do uso. Os frascos-ampola devem ser usados em apenas um paciente. O meio de contraste que restar de um exame deve ser descartado. Para uso intravenoso: em adultos e crianças, a dose necessária deve ser administrada em uma injeção intravenosa única. Para garantir a injeção completa do meio de contraste, pode-se lavar o catéter intravenoso com solução fisiológica (NaCl) 0,9% injetável. SNC Dose para adultos e crianças A dose recomendada é 0,1 mmol/kg de peso corporal (PC) (equivalente a 0,2 ml/kg) até 100 kg. Com um peso corporal acima de 100 kg, 20 ml geralmente são suficientes para alcançar contraste adequado ao diagnóstico. Apenas em adultos Quando houver suspeita de metástases cerebrais, pode-se administrar uma dose de 0,3 mmol/kg (equivalente a 0,6 ml/kg) até 100 kg de PC. Com um PC acima de 100 kg, um total de 60 ml geralmente é suficiente. A dose de 0,3 mmol/kg de PC pode ser administrada como uma injeção intravenosa rápida. Em pacientes com imagens duvidosas após a administração de 0,1 mmol/kg de PC, uma segunda injeção rápida de 0,2 mmol/kg de PC (equivalente a 0,4 ml/kg) pode ter valor diagnóstico adicional quando administrada dentro de 20 minutos após a primeira injeção. Exame corporal total Dose para adultos A dose recomendada geralmente é 0,1 mmol/kg de PC (equivalente a 0,2 ml/kg) ou às vezes 0,3 mmol/kg de PC (equivalente a 0,6 ml/kg) até 100 kg. Com um PC acima de 100 kg, uma dose de 20 a 60 ml geralmente é suficiente para alcançar contraste adequado ao diagnóstico. Dose para crianças a partir de 6 meses de idade A dose recomendada é 0,1 mmol/kg de PC (equivalente a 0,2 ml/kg) SNC e exame corporal total A RM com captação de contraste deve começar logo após a administração do meio de contraste, de acordo com as seqüências de pulso usadas e o protocolo para o exame. A captação ideal é observada nos primeiros minutos após a injeção (o tempo depende do tipo lesão/tecido). A captação em geral permanece até 45 minutos após a administração do meio de contraste. As seqüências de imageamento ponderadas em T1 são particularmente adequadas para os exames de captação de contraste com Omniscan. Na faixa de potências de campo investigadas, de 0,15 a 1,5 Tesla, constatou-se que o contraste relativo de imagem foi independente da potência de campo. Angiografia Dose para adultos A dose recomendada é 0,1 mmol/kg de PC (equivalente a 0,2 ml/kg). Nos casos de estenose das artérias abdominais e ilíacas, mostrou-se que uma dose mais alta de até 0,3 mmol/kg de PC (equivalente a 0,6 ml/kg) fornece informações diagnósticas adicionais. O imageamento deve ser realizado durante a primeira passagem do agente de contraste, durante e imediatamente após a injeção, de acordo com o equipamento de ressonância magnética usado, para obter o efeito de contraste.

sagem do agente de contraste, durante e imediatamente após a injeção, de acordo com o equipamento de ressonância magnética usado, para obter o efeito de contraste.