Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Icn

Apresentação

Oxitrat creme a 1%: Cart. c/ 1 bisn. de alumínio c/ 20 g. Oxitrat sol. a 1%: Cart. c/ 1 fr. plast c/ 20 ml.v

Indicações

Oxitrat creme ou solução é indicado para todas as infecções cutâneas devidas a dermatófitos (do gênero Trichophyton, Epidermophyton e Microsporum), leveduras (em particular Candida albicans), fungos leveduriformes ( Malassezia furfur, patógeno envolvido na pitiríase versicolor) e infecções mistas por fungos e bactérias Gram-positivas. Oxitrat creme ou solução pode ser utilizado em doenças causadas por fungos que afetam as extremidades (como a Tinea pedis), tronco, couro cabeludo e área genital externa (vulvite concomitante, balanite micótica, inclusive no tratamento profilático do parceiro), assim como nas micoses que afetam as dobras cutâneas.

Contra-indicações

Oxitrat creme ou solução não deve ser utilizado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Evitar o contato do produto com os olhos, nariz e boca.

Uso na gravidez

Oxiconazol tópico está classificado pelo FDA como categoria B no uso durante a gravidez, o que significa que é improvável que cause danos ao feto. No entanto sua utilização deverá ser feita em casos muito específicos. Embora o oxiconazol seja muito pouco absorvido sistemicamente é excretado no leite materno. Assim, mulheres que estejam amamentando não devem fazer uso . Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término (fixando o prazo quando for o caso). Informar ao médico se está amamentando

Interações medicamentosas

Evitar o uso concomitante com outros medicamentos de uso tópico. Alguns medicamentos de uso tópico podem afetar a absorção ou efetividade do oxiconazol.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Oxitrat creme ou solução é geralmente bem tolerado, não apresentando efeitos colaterais sérios. Em raros casos podem ocorrer reações cutâneas, tais como sensação de leve ardência, prurido, coceiras, pele seca e descamação ou irritação da pele.

Posologia

Limpar e secar a área afetada e aplicar Oxitrat creme ou solução sobre as lesões cutâneas, uma vez ao dia, de preferência à noite ou a critério médico. A duração do tratamento depende do caso. Em termos gerais, não deve ser inferior a três semanas. Para prevenir a recorrência o tratamento deve ser mantido por uma ou duas semanas após a completa recuperação da pele. Após aplicação do Oxitrat creme fazer uma leve fricção sobre o local. A aplicação do Oxitrat solução pode ser feita com o auxílio de um cotonete ou chumaço de algodão. Em casos de retirada acidental do produto, reaplicar imediatamente. Estando próxima da aplicação regular, aplicar somente uma vez.

Superdosagem

É improvável a ocorrência de uma sobredose com o uso de oxiconazol tópico. Caso tenham sido utilizadas doses acima da posologia normal, procurar o médico

Informações

Oxiconazol é um derivado imidazólico sintético e apresenta-se na forma de nitrato de oxiconazol com aspecto de um pó branco, praticamente insolúvel em água. Como os demais antifúngicos imidazólicos, o oxiconazol exerce ação fungicida por alterar a permeabilidade da membrana citoplasmática dos fungos sensíveis, que passam a perder cátions, proteínas e outros elementos vitais. Esta ação decorre de sua interferência na síntese de esteróis da membrana, inibindo a formação do ergosterol a partir de seu precursor, o lanosterol. A ação na membrana varia com o fungo e a dose do medicamento. Além deste mecanismo de ação, os derivados imidazólicos alteram a síntese de triglicerídeos e fosfolipídios e, em alta concentração, provocam a morte celular por causar acúmulo de água oxigenada ao bloquear enzimas peroxidativas. O espectro de ação do Oxitrat creme e solução inclui os principais agentes patogênicos causadores de infecções fúngicas da pele, a saber: dermatófitos, leveduras ou fungos leveduriformes. Oxiconazol também apresenta efeito acentuado contra bactérias Gram-positivas ( Estafilococos e Estreptococos).

cipais agentes patogênicos causadores de infecções fúngicas da pele, a saber: dermatófitos, leveduras ou fungos leveduriformes. Oxiconazol também apresenta efeito acentuado contra bactérias Gram-positivas ( Estafilococos e Estreptococos).