Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Pfizer

Apresentação

cx. c/ 20 cáps. de 250 mg

Indicações

Tratamento das dislipidemias caracterizadas, segundo a classificação de Fredrickson, por níveis sangüíneos elevados de triglicerídios (hiperlipoproteinemias do tipo IV), de colesterol (hiperlipoproteinemias do tipo II a) e de triglicerídios e colesterol (hiperliproteinemias do tipo II b, III, V).

Contra-indicações

Olbetam é contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao medicamento e úlcera péptica.

Advertências

Da mesma forma como é recomendado para outros fármacos da mesma classe terapêutica, a utilização das dietas com baixos teores de lipídios e colesterol deve serpreferida e experimentada antes do recurso representado pelo emprego deOlbetam. Durante tratamentos prolongados deve-se controlar as taxas das gorduras e das lipoproteínas plasmáticas, assim como as funções hepática e renal.

Uso na gravidez

Desaconselha-se o uso do medicamento em gestantes ou em mulheres nas quais exista suspeita de gravidez, e durante a lactação.

Posologia

A posologia diária deverá ser adaptada aos níveis de trigliceridemia e colesterolemia. A dose média é de 1 cápsula duas ou três vezes ao dia após as refeições. Aconselha-se uma cápsula duas vezes ao dia nas hiperlipoproteinemias do tipo IV e uma cápsula ao dia nas hiperlipoproteinemias do tipo II, III e V. Esta posologia poderá ser aumentada a critério médico nos casos graves. Foram administradas por períodos prolongados doses de 1.200 mg ao dia sem inconvenientes. Nos casos em que haja insuficiência renal, torna-se conveniente o esquema posológico com base nos valores de clearance da creatinina segundo o seguinte esquema orientativo: para valores compreendidos entre 80 e 40 ml/min., 1 cápsula ao dia; para valores compreendidos entre 40 e 20 ml/min., 1 cápsula a cada dois dias.

Superdosagem

Apesar do produto ser geralmente bem tolerado em caso de ingestão acidental aguda de altas doses, recomenda-se esvaziamento gástrico e medidas de suporte.

Informações

Olbetam inibe a liberação dos ácidos graxos livres do tecido adiposo e reduz as concentrações sangüíneas das lipoproteínas de baixíssima densidade (VLDL ou pré-beta) e de baixa densidade (LDL ou beta), com conseqüente redução dos níveis dos triglicerídios e do colesterol total. Os estudos toxicológicos demonstraram uma toxicidade aguda muito baixa e uma ótima tolerabilidade geral e gástrica.Os estudos sobre a reprodução não evidenciaram qualquer efeito sobre a fertilidade, sobre a embriogênese e sobre a lactação. O fármaco não é mutagênico. No homem, Olbetam?é rápida e completamente absorvido após administração oral e os níveis plasmáticos máximos são alcançados dentro das 2 horas que se seguem à administração. O produto tem uma vida média de cerca de 2 horas, não se liga às proteínas plasmáticas, não é metabolizado e é eliminado por via urinária.

inistração. O produto tem uma vida média de cerca de 2 horas, não se liga às proteínas plasmáticas, não é metabolizado e é eliminado por via urinária.