Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Genérico

Apresentação

sol. oft. estéril apresentada em fr. plast conta-gotas c/ 5 ml

Indicações

Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é indicado nos processos de blefarite, dacriocistite, conjuntivite, meibomite, ceratite, úlcera da córnea, infecção pós-operatória e profilaxia de infecção no pós-operatório, cujo agente etiológico seja um microrganismo sensível ao Ofloxacino.

Contra-indicações

Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao Ofloxacino.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Raramente foram relatadas reações adversas com o uso 0,3% solução oftálmica estéril. Em menos de 1% dos casos foi relatado o aparecimento de alteração na pele do tipo eczema de intensidade leve, na face.

Posologia

Dose Usual: 1 a 2 gotas, no(s) olho(s) afetado(s), a cada 2 a 4 horas, nos primeiros dois dias de tratamento. A seguir: 1 a 2 gotas, quatro vezes por dia, pelo período de até dez dias. A dose pode ser aumentada ou diminuída, de acordo com a intensidade do caso e a critério médico.

Informações

O Ofloxacino, potente fluoroquinolona de terceira geração, é um agente bactericida cujo mecanismo de ação pode ser explicado pela inibição das enzimas sintetizadoras de DNA, observando-se lise bacteriana quando se usam as concentrações inibitórias mínimas (CIM). Os estudos disponíveis demonstram que o Ofloxacino tem amplo espectro de ação contra a maioria dos microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos mais comuns: Staphylococcus sp., Streptococcus sp., S. pneumoniae, pneumococos, Micrococcus sp., Corynebacterium sp., Branhamella catarralis, Pseudomonas sp., P. aeruginosa, Haemophilus influenzae, Moraxella sp., Serratia sp., Proteus sp., Klebsiella sp. e Chlamydia trachomatis. Em coelhos com úlcera da córnea infectada por Pseudomonas aeruginosa o Ofloxacino exerce ação preventiva e terapêutica. Os estudos em animais demonstraram que a aplicação de aproximadamente 40 ng de solução oftálmica 0,3% em olho normal de coelho era seguida de absorção com níveis máximos de 9,27 mg/g na conjuntiva bulbar e 1,61 mg/g na esclerótica após 5 minutos, caindo depois gradativamente. Os níveis máximos no humor aquoso e na córnea foram de 0,69 mg/ml e 4,87 mg/g, respectivamente, detectados após 1 hora, diminuindo rapidamente. Também nos estudos em animais, não se observaram sinais de irritação ocular ou lesão após aplicação tópica de solução oftálmica 0,3%.

am de 0,69 mg/ml e 4,87 mg/g, respectivamente, detectados após 1 hora, diminuindo rapidamente. Também nos estudos em animais, não se observaram sinais de irritação ocular ou lesão após aplicação tópica de solução oftálmica de Ofloxacino 0,3%.