Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Astrazeneca

Apresentação

Pó para inalação 6 ou 12 mcg/dose: Tubos c/ 60 doses.

Indicações

Tratamento e prevenção de obstrução reversível das vias aéreas. Oxis Turbuhaler (fumarato de formoterol) destina-se à terapia de manutenção em associação com corticosteróides.

Contra-indicações

Hipersensibilidade ao formoterol ou à lactose inalada.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Freqüentes (> 1/100): Sistema nervoso central: Cefaléia. Sistema cardiovascular: Palpitações. Sistema musculoesquelético: Tremores. Menos freqüentes: Sistema nervoso central: Agitação, insônia, distúrbios do sono. Sistema cardiovascular: Taquicardia. Sistema musculoesquelético Cãibras musculares. Raros (< 1/1.000): Pele: Exantema, urticária, prurido. Trato respiratório: Broncoespasmo. Metabólico: Hipocalemia. Tremores e palpitações podem ocorrer, mas tendem a ser passageiros e reduzem com a terapia regular. Como com todas as terapias de inalação, broncoespasmo paradoxal pode ocorrer muito raramente. Em casos isolados, os seguintes efeitos adversos foram relatados: náusea, distúrbios de paladar, tontura, angina pectoris, variações na pressão sangüínea e hiperglicemia. Alterações de exames laboratoriais: Tratamento com simpatomiméticos beta-2 podem resultar em um aumento dos níveis sangüíneos de insulina, ácidos graxos livres, glicerol e corpos cetônicos.

Posologia

A dose (fumarato de formoterol) deve ser individualizada. Adultos e idosos: Dose normal: 6*-12** mcg, uma ou duas vezes por dia. A dose pode ser administrada pela manhã e/ou à noite. A dose noturna pode ser usada para evitar que se acorde à noite devido a sintomas de asma noturna. Alguns pacientes podem precisar de 24 mcg uma ou duas vezes por dia. Não se recomenda uma dose diária superior a 48 mcg (* A dose medida de 6 mcg equivale à dose liberada de 4,5 mcg. ** A dose medida de 12 mcg equivale à dose liberada de 9 mcg).

Informações

O formoterol é um potente estimulante seletivo beta-2 adrenérgico que causa relaxamento da musculatura lisa dos brônquios. Portanto, o formoterol tem um efeito broncodilatador em pacientes com obstrução reversível das vias aéreas. O efeito broncodilatador começa rapidamente, dentro de 1-3 minutos após a inalação e tem uma duração média de 12 horas após uma dose única. Absorção: O formoterol inalado é rapidamente absorvido e o pico de concentração plasmática é alcançado cerca de 15 minutos após a inalação. Em estudos, a deposição média de formoterol nos pulmões após a inalação via Turbuhaler variou de 28%-49% da dose liberada (21%-37% da dose medida). A disponibilidade sistêmica total da maior deposição nos pulmões foi em torno de 61% da dose liberada. Distribuição e metabolismo: A ligação às proteínas plasmáticas é de aproximadamente 50%. Formoterol é metabolizado via glicuronidação direta e O-desmetilação. Eliminação: A maior parte da dose de formoterol é eliminada via metabolização. Após a inalação, de 8%-13% da dose liberada de formoterol é excretada não-metabolizada na urina. Cerca de 20% de uma dose intravenosa é excretada inalterada na urina. A meia-vida terminal após inalação é estimada em 8 horas. Dados de segurança pré-clínica: Os efeitos de formoterol observados em estudos de toxicidade em ratos e cachorros foram principalmente hiperemia e alterações no sistema cardiovascular com taquicardia, arritmias e lesões de miocárdio. Essas manifestações farmacológicas são observadas após administração de altas doses de beta-agonista adrenorreceptor. Foi observada discreta redução da fertilidade em ratos machos com alta exposição sistêmica ao formoterol.

ocárdio. Essas manifestações farmacológicas são observadas após administração de altas doses de beta-agonista adrenorreceptor. Foi observada discreta redução da fertilidade em ratos machos com alta exposição sistêmica ao formoterol.