Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Laboratório

Stiefel

Apresentação

bisn. plástica c/ 45 g Peróxido de benzoíla 5% e 10% em base de gel alcoólico (Panoxyl 5 e Panoxyl 10)

Indicações

Panoxyl gel é indicado para o tratamento tópico da acne vulgar suave a moderada.

Contra-indicações

Panoxyl gel é contra-indicado às pessoas hipersensíveis ao peróxido de benzoíla ou a qualquer componente da fórmula. Gravidez e amamentação: apesar de não serem descritos problemas em humanos, o uso do produto na vigência destas condições deve ser avaliado pelo médico.

Advertências

Evite a exposição ao sol durante o tratamento, devido à possibilidade de aparecimento de manchas na pele. Panoxyl gel não deve ser aplicado nos olhos, boca e outras membranas mucosas, em feridas ou na pele irritada. Panoxyl gel mancha os cabelos e tecidos coloridos; portanto, evite o contato do produto com os mesmos.

Interações medicamentosas

O uso concomitante de outras preparações tópicas para o tratamento da acne, especialmente abrasivos ou descamantes, pode levar a uma irritação cutânea cumulativa e, por isso, deve ser feito com orientação médica.

Posologia

Dose usual para adultos e pacientes acima de 12 anos de idade: uma a duas aplicações diárias, seguindo corretamente o modo de usar descrito no item Informações ao Paciente, ou conforme orientação médica. Modo de usar: 1. Lave a pele suavemente com sabonete neutro ou desengordurante e água, antes das aplicações. 2. Aguarde 30 minutos para que a pele esteja bem seca. 3. À noite, antes de se deitar, aplique Panoxyl 5 gel, inicialmente, com a ponta dos dedos sobre as áreas afetadas, espalhando cuidadosamente. Evite usar quantidade exageradas do gel. 4. Durante uma semana, mantenha Panoxyl 5 gel por apenas uma hora e enxágue a área em seguida. 5. Após este período, se não ocorrer irritação, aplique Panoxyl 5 gel na superfície afetada e, só então, deixe ficar a noite toda, lavando-a na manhã seguinte, tendo certeza de ter retirado o produto completamente. 6. Ao final de dez dias, pode ocorrer irritaçào, descamação, vermelhidão e leve ardor na pele. 7. Esses sintomas devem ser suportáveis. Se eventualmente esses sintomas estiverem incomodando, deve-se suspender o uso do produto imediatamente. Ao redor de três dias, haverá alívio, e em sete dias, a pele voltará ao normal. 8. Depois dessa fase de adaptaçào (mais ou menos 10 dias), Panoxyl 5 gel pode ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que não se exponha a àrea tratada ao sol. 9. Após seis semanas, não havendo irritação forte e melhora dos sintomas com o uso 5 gel, deve-se mudar para Panoxyl 10 gel. 10. Lembre-se que o tratamento de acne em geral demora cerca de 90 dias. 11. Evite o sol intenso, mas se houver necessidade (atividade normais) de exposição moderada ao sol, Panoxyl não deve ser usado durante o dia. Neste caso, após a limpeza da área que está sendo tratada, deve-se aplicar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 (FPS 15), dando preferência aos produtos não comodogênicos.

Superdosagem

O uso de quantidades exageradas do gel pode levar a queimaduras, prurido, descamação, eritema e edema de grau elevado. Tratamento: suspenda o uso do produto e aguarde a pele recuperar seu aspecto normal. Compressas frias no local podem produzir alívio da irritação. O uso de substâncias emolientes e/ou corticosteróides pode ser indicado pelo médico.

Informações

Não se conhece ainda o exato mecanismo de ação do peróxido de benzoíla, mas essa substância é um agente oxidante que libera lentamente o oxigênio ativo, tendo assim, uma ação antibacteriana contra o Propionibacterium acnes. Além disso, o peróxido de benzoíla possui efeito queratolítico que produz a comedólise, bem como ações ressecantes e descamativas, que contribuem para sua eficácia.

acterium acnes. Além disso, o peróxido de benzoíla possui efeito queratolítico que produz a comedólise, bem como ações ressecantes e descamativas, que contribuem para sua eficácia.